5 dicas para aumentar o ticket médio da sua loja virtual
Devido à quarentena, muitos negócios que ainda não estavam no mundo online foram praticamente obrigados a transferir suas operações para o digital.
A adoção do ecommerce revolve em parte o problema das lojas que não estão podendo atender fisicamente, mas, por outro lado, apresenta inúmeros novos desafios, principalmente para quem não tem experiência no setor.
Afinal, não adianta ter uma loja virtual se ela não der lucro. E isso pode estar ocorrendo devido a um ticket médio baixo.
Neste post, vamos ensinar 5 maneiras de aumentar o ticket médio de sua loja virtual.
O que é como calcular o ticket médio
O ticket médio é o valor médio do montante que seus clientes gastam em sua loja em cada compra realizada. A fórmula é:
Ticket médio = vendas totais em um período ÷ número total de pedidos no período
Ou seja, se a sua loja fatura R$ 50 mil em um mês e você obteve 400 pedidos, então seu ticket médio é R$ 125,00. Esse é o valor que seus clientes compram em sua loja por vez, em média.
Estabelecer o ticket médio de seu negócio é muito importante, pois ele permite que seu lucro aumente sem adquirir nenhum cliente a mais. Analise seu negócio e estabeleça uma meta. Mas seja realista! Se os produtos mais vendidos em sua loja têm um valor médio de R$ 20,00, não adianta adicionar uma meta de R$ 300,00.
Estabelecer essa meta é importante pois ela servirá de calculo para as estratégias seguintes:
Como aumentar o ticket médio
1) Frete grátis inteligente
Essa é uma estratégia muito difundida em e-commerces brasileiros, porém, ela costuma ser adotada apenas para imitar os concorrentes e sem um propósito definido.
Não seja mais um desses. O frete grátis precisa ser baseado em um valor aproximadamente 20% acima do ticket médio que você deseja alcançar.
Por exemplo: se a sua meta de ticket médio é de R$ 200,00, então seu frete grátis será a partir de R$ 240,00 (R$ 200,00 + 20%). Arredondando para os padrões de mercado, você oferecerá entrega gratuitas a partir de R$ 239,99.
Divulgue isso na sua loja virtual o máximo que puder. Personalize sua plataforma para mostrar esse benefício até no carrinho de compras. Dessa forma, seus clientes serão motivados a comprar um pouco mais.
2) Cashback
O cashback é um crédito oferecido para uma próxima compra na loja mediante a compra de um valor mínimo.
Por exemplo: “nas compras acima de R$ 299,00, ganhe R$ 50,00 para gastar em sua próxima compra”.
Essa estratégia funciona muito bem, principalmente se o produto oferecido pela sua loja for de compra recorrente. O dinheiro oferecido deve seguir o mesmo padrão do frete grátis, sendo 20% de sua meta de ticket médio.
3) Kits
Essa é uma técnica pouco explorada nos e-commerces brasileiros, mas que gera bastante resultado. Ela consiste em montar kits de produtos e vendê-los por um preço um pouco menor do que o das peças avulsas.
Por exemplo: se sua loja vende itens de papelaria, você criar um kit “caderno + 3 canetas”. Dessa forma, seu cliente será motivado a levar mais itens pelo desconto, e seu ticket médio subirá rapidamente.
4) Upsell
O upsell é uma estratégia de marketing que consiste em oferecer um produto similar, melhor ou em maior quantidade ao seu cliente.
Por exemplo: se ele está comprando um celular específico, ofereça a versão mais recente; se ele está comprando uma mangueira de 5 metros, ofereça a versão de 15 metros por alguns reais a mais.
5) Ofertas em destaque
A página inicial de sua loja funciona como uma vitrine onde você deve exibir suas melhores ofertas, lançamentos e produtos mais vendidos. Porém, se sua meta de ticket médio é de R$ 199,00, não faz muito sentido exibir muitos produtos com valores mais baixos. Utilize esse canal a seu favor, exibindo produtos com valor mais elevado.
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