TendĂȘncias: o que vai bombar no marketing digital em 2019
- zaninilima
- 10 de jan. de 2019
- 3 min de leitura

Panetone no supermercado significa duas coisas: 1) o ano estĂĄ acabando 2) estĂĄ na hora de fazer a lista de tendĂȘncias para o ano seguinte ;-)
Para 2019, sĂŁo muitas as tendĂȘncias na ĂĄrea do marketing digital. InteligĂȘncia artificial, transmissĂ”es ao vivo, microinfluenciadores,...
Confira a seguir 5 tendĂȘncias para o marketing digital em 2019.
1) TransmissĂ”es ao vivo: as transmissĂ”es ao vivo jĂĄ sĂŁo uma realidade, mas a tendĂȘncia Ă© que sua importĂąncia estratĂ©gica e audiĂȘncia aumentem ainda mais. NĂŁo Ă© Ă toa que Facebook, Instagram e Youtube estĂŁo bonificando com maior alcance orgĂąnico quem produz vĂdeos ao vivo.
De acordo com o Facebook, as lives sĂŁo assistidas 3 vezes mais que os vĂdeos gravados e geram 10 vezes mais comentĂĄrios.
Assistir lives proporciona ao expectador a vantagem de consumir conteĂșdo em tempo real e estimula a interação instantĂąnea. Portanto, as empresas devem incluir as transmissĂ”es ao vivo como uma de suas açÔes estratĂ©gicas.
2) Microinfluenciadores: nĂŁo serĂĄ mais preciso ter milhĂ”es de seguidores para ser considerando um influenciador. Com o âinflacionamentoâ do mercado de celebridades digitais, algumas marcas estĂŁo apostando nos microinfluenciadores, internautas com alto grau de especialização em um determinado segmento que nĂŁo chegam aos 6 dĂgitos de seguidores.
Como sua reputação, credibilidade e interação com os internautas sĂŁo expressivas, eles representam uma boa relação custo-benefĂcio para as empresas.
Segundo levantamento da Squid, os microinfluenciadores produzem 66% do conteĂșdo disponĂvel na internet. SĂŁo artigos, resenhas e tutoriais que os aproximam dos produtos e fazem com que o pĂșblico veja uma opiniĂŁo sincera, sem scripts e falas prontas.
3) InteligĂȘncia artificial: o uso da inteligĂȘncia artificial nĂŁo estĂĄ mais restrito Ă s grandes corporaçÔes. Cada vez mais existem ferramentas no mercado com baixo custo de aquisição com base em inteligĂȘncia artificial. Os chatbots, robĂŽs que fazem atendimento via chat, sĂŁo um exemplo disso.
Uma pesquisa da Salesforce constatou que 80% dos times de vendas que usam a tecnologia afirmam ganho de produtividade no trabalho e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção de clientes. Segundo o estudo, a InteligĂȘncia Artificial traz quatro benefĂcios principais: 1. Prever as vendas; 2. Classificar e personalizar o serviço de atendimento ao cliente; 3. Automatizar a base de leads de vendas e marketing; 4. Identificar â e antecipar â as oportunidades de vendas.
A inteligĂȘncia artificial tambĂ©m vem sendo usada pelo Google Ads no aperfeiçoamento da entrega dos anĂșncios, como por exemplo na criação de pĂșblicos-alvo com intençÔes personalizadas.
4) Pesquisa e compra por voz: âok, Googleâ. A tendĂȘncia agora Ă© pesquisa por voz. Em vez de digitar aquilo que vocĂȘ deseja, basta dizer âok, Googleâ ou clicar no Ăcone do microfone e falar. Esse fenĂŽmeno vem se ampliando graças Ă popularidade dos smartphones, que facilita o uso da voz para comandos.
Neste ano, a mĂ©dia de buscas por voz Ă© de aproximadamente 1 bilhĂŁo pro mĂȘs. O mercado de reconhecimento de voz movimentarĂĄ cerca de US$ 601 milhĂ”es no ano que vem e, segundo a ComScore, 50% de todas as pesquisas serĂŁo feitas por voz atĂ© 2020.
Aplicativos dos maiores canais de ecommerce também estão apostando na busca por voz e deverão habilitar esse tipo de busca em breve. Além disso, hå o emergente mercado de auto-falantes inteligentes (como o Amazon Echo e o Google Home), que são assistentes virtuais acionados por voz que auxiliam no controle da casa e nas tarefas do cotidiano, inclusive comprar coisas.
Aqui no Brasil, a marca de ågua Bonafont usarå o Google Assistente, de celulares Android, para vender ågua mineral por voz. Bastarå a pessoa fazer a solicitação por voz e informar os dados bancårios.
5) Realidades Aumentada/Virtual: A realidade aumentada deve ser maior que a virtual pelo menos até 2023. Apesar disso, as duas tecnologias devem abranger investimentos da ordem de 35 bilhÔes de dólares até 2025, conforme dados apresentados pelo Canal Tech.
A tecnologia mista tende a oferecer uma experiĂȘncia mais imersiva para os usuĂĄrios. AliĂĄs, em 2018 chegou ao Brasil o primeiro dispositivo de realidade mista compatĂvel com Windows 10, o HMD Odyssey. Com um chip grĂĄfico NVidia GeForce 1060, o notebook roda games em realidade virtual.
AlĂ©m do setor de games e entretenimento, a Realidade Virtual pode ser usada na medicina, no varejo, na educação, no mercado imobiliĂĄrio e na ciĂȘncia.
Whatsapp: Engana-se quem pensa que o Whatsapp jĂĄ estĂĄ saturado. SĂŁo muitas as expectativas de uso do app em marketing digital, a começar pela possibilidade de anunciar no Facebook e direcionar o contato pelo Whatsapp, mecanismo que jĂĄ estĂĄ disponĂvel para boa parte dos anunciantes.
Ă convite do Whatsapp, algumas empresas, como o Uber, jĂĄ estĂŁo testando o uso de stories e mensagens patrocinados para seus clientes. Ao que tudo indica, esse recurso deve ser liberado para uso geral em 2019.