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Monitoramento de mídias sociais: saiba como interagir com seu público!


Você tem o hábito de fazer um bom monitoramento de mídias sociais para a sua empresa? É importante saber que os resultados disso podem ser determinantes para o sucesso dos seus negócios.

Estas plataformas são baseadas completamente na comunicação: as pessoas se sentem livres para publicar suas opiniões sobre diversos assuntos e, em boa parte das vezes, isso se refere a produtos e serviços de determinadas empresas. Para sempre atuar de forma alinhada com os interesses do seu público-alvo, você precisa estar por dentro do que está sendo falado.

Pronto para fazer um monitoramento de mídias sociais campeão e interagir ainda mais com seu público? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Escolha as redes sociais certas

As redes sociais revolucionaram a forma como as pessoas interagem entre si e com as empresas. É bastante comum ver casos de gente que prefere resolver problemas com produtos através do Facebook, por exemplo, em vez de entrar em contato por telefone ou pessoalmente.

Portanto, antes de iniciar o monitoramento, é preciso escolher as redes sociais certas para a empresa. É essencial pesquisar onde o seu público está mais presente, verificar como ele se comporta, interage e reage a certos tipos de conteúdo. Desse modo, você poderá escolher a rede que melhor atende aos objetivos da empresa.

Lembre-se de que é importante publicar conteúdos diferentes em redes diferentes. Usar as redes do mesmo modo pode até economizar tempo, mas pode não trazer melhores resultados. Portanto, conhecer as características de cada uma delas é fundamental para poder pensar na melhor estratégia para cada plataforma.

Interaja com o público nas redes sociais

O monitoramento de mídias sociais se mostra importante para garantir que ninguém fique falando sozinho. As pessoas não gostam de se sentirem ignoradas e a imagem de uma empresa fica danificada quando essa impressão é passada. Portanto, crie o hábito de checar regularmente os contatos enviados para o seu negócio e conte com ferramentas que auxiliam neste processo.

Utilize ferramentas de monitoramento

Você pode contar com a ajuda de algumas ferramentas bastante úteis que captam os contatos mais estratégicos e permitem que a empresa se comunique com as pessoas certas.

Além disso, por meio de um competente monitoramento de mídias sociais, você pode até captar insights inéditos e valiosos a respeito de seus serviços. Se você perceber, por exemplo, que muita gente aponta certa falha em algum produto, este detalhe pode ser determinante para que o problema seja resolvido cedo e previna um impacto negativo maior. A partir desse monitoramento também podem surgir ideias para novos produtos.

Encontre conversas sobre seu negócio

As mídias sociais são muito vastas e nem todos os posts referentes à sua empresa ou seus produtos serão feitos diretamente nos seus perfis. Às vezes, as pessoas se referem a eles sem marcar o seu negócio, o que pode dificultar o monitoramento. Felizmente, também é possível usar a força de ferramentas inteligentes para resolver este problema.

Um exemplo é o Scup, uma plataforma capaz de encontrar menções a qualquer palavra escolhida por você em diversas redes sociais, sites e blogs. Você pode instruí-lo a buscar por citações à sua marca, seus produtos ou até seus concorrentes.

Incentive a participação do público

Conheça bem o seu público e produza conteúdos relevantes, atraentes e diversificados. Incentive a participação solicitando sugestões de temas para um próximo post ou por meio de perguntas que estimulem a curiosidade dos usuários, por exemplo. Além disso, responda os comentários e interações sempre com cordialidade.

O monitoramento de mídias sociais é essencial para o trabalho de qualquer tipo de empresa na internet. Ao saber o que o seu público está dizendo, você cria um vínculo forte com ele e consegue atuar de maneira muito mais alinhada com os interesses dele. Não abra mão deste esforço e prepare-se para aproveitar os benefícios.

Permita que mais pessoas conheçam as vantagens do monitoramento: compartilhe este post nas suas redes sociais! Se interessou? Solicite uma proposta aqui.


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