Pesquisas online: uma medida poderosa para aumentar a sua CRO


Várias estratégias visam tornar a CRO (Otimização da Taxa de Conversão) de um website mais eficiente: testes A/B, análise da jornada do consumidor, segmentação de público, entre outras. Apesar disso, muitas empresas esquecem como as pesquisas online podem trazer feedbacks extremamente valiosos na hora de estruturar suas landing pages e sites de compra.

Por isso, hoje vamos mostrar como a opinião de seus consumidores é extremamente importante para o sucesso de suas estratégias. Confira!

Como as pesquisas online funcionam?

As pesquisas online (ou Customer Survey) visam obter informações sobre a estrutura, a facilidade de uso e o conteúdo de um site direto com as pessoas que o estão utilizando. Ou seja, a eficácia de conversão de um site é analisada sob o ponto de vista do público que mais importa: quem o acessa.

As pesquisas podem fornecer excelentes dados quantitativos que vão guiar as suas decisões para otimizar suas páginas, nas quais dúvidas e problemas enfrentados por sua audiência serão levados em conta para formatar um site mais intuitivo e amigável.

Quando e como aplicar esta estratégia?

Uma importante decisão a se tomar quando realizar surveys com seus consumidores é quais perguntas você vai fazer. Lembre-se que estas pesquisas não podem ser muito longas nem subjetivas demais — afinal, você quer aglutinar um bom conjunto de dados para nortear suas estratégias ao mesmo tempo em que não deve atrapalhar a satisfação e a experiência de seus usuários.

Por isso, entre as melhores perguntas que sua pesquisa pode conter, concentre-se nestas quatro:

  • Qual o propósito da sua visita em nosso site hoje?

  • Você conseguiu ser bem-sucedido sem sua tarefa?

  • Você enfrentou problemas para realizar seus objetivos?

  • Você recomendaria nossos serviços e produtos para seus amigos?

Tenha em mente que o momento de aplicar estas pesquisas é fundamental para não obstruírem a jornada de compra de seus consumidores, mas oportunas o suficiente para captarem as opiniões da maneira mais honesta possível.

Assim, foque primeiramente suas pesquisas nas suas páginas mais problemáticas e sempre dê um tempo para seus usuários se acostumarem com o site. Uma boa estratégia é utilizar pop-ups com simples perguntas no momento em que o consumidor sai de sua página.

Como aplicar as lições aprendidas?

Os dados obtidos por meio das pesquisas online podem ser utilizados de inúmeras maneiras a fim de melhorar seu CRO. Quando agrupados e organizados, os problemas enfrentados por seus consumidores podem ser classificados em graus de severidade (pelo número de pessoas que mostraram as mesmas queixas) e assim vão guiar as decisões que você vai tomar quanto à formatação e ao conteúdo de suas páginas.

As opiniões de seu público podem inclusive tomar parte em testes A/B ou podem elucidar o mau desempenho estatístico de algumas de suas métricas. Por exemplo, se o tempo de permanência em algum de seus sites está menor do que o esperado, seus usuários podem lhe dar o motivo real disso estar acontecendo.

Quais ferramentas usar para obter o feedback de seus consumidores?

Várias ferramentas oferecem boas soluções para você realizar pesquisas online de maneira rápida, eficiente e pouco intrusiva. Destacamos algumas:

  • Questionários online prospectivos: formulários que podem ser enviados por e-mail aos seus clientes;

  • Pop-ups de experiência do usuário: perguntas que aparecem para seus usuários durante a navegação do seu site, oferecendo insights mais objetivos.

  • Live Chats: conversas pessoais com os consumidores para obter um feedback quantitativo mais preciso.

As pesquisas online são mais uma das várias estratégias que levam ao sucesso de suas estratégias de marketing online e melhora o CRO de seus websites de forma expressiva. Por esse motivo, não desconsidere esta opção quando tomar suas decisões!

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