6 dicas para otimizar o rankeamento orgânico do seu site
Quem trabalha com otimização de sites sabe que alcançar um bom desempenho de rankeamento orgânico é obter uma grande fonte permanente de tráfego gratuito para sua página.
Porém, como conseguir melhorar sua posição nas engines de busca? É o que vamos aprender nesse artigo! Portanto, continue lendo para saber mais sobre o assunto!
Confira abaixo algumas das principais dicas para melhorar seu rankeamento orgânico:
1. Utilize as tags das imagens
Um dos pontos mais negligenciados quando o assunto é otimização de sites são as tags das imagens utilizadas nas páginas e conteúdos dos sites.
As imagens possuem três campos que podem ser preenchidos com textos e que vão ajudar a otimizar o rankeamento orgânico de um site:
Alt text: Esse campo é destinado a uma descrição textual da imagem. Basicamente, é um campo para comunicar à engine de busca do que se trata a imagem;
Descrição: Esse campo serve para descrever a imagem de forma geral, preferencialmente conectando a imagem ao tema do artigo escrito;
Legenda: É o único campo “público” entre as tags da imagem, e serve para oferecer uma legenda que contextualize a sua utilização no artigo para o leitor.
2. Produza conteúdo de qualidade
Você já ouviu falar que “conteúdo é rei”? Quando o assunto é rankeamento orgânico de um site, essa frase não poderia ser mais verdadeira. As engines buscam alguns fatores nos conteúdos e descartam logo as páginas que não cumpram certos requisitos, como:
Texto muito curto (o mínimo são 300 palavras);
Conteúdo copiado, plagiado ou que não apresente nada de novo;
Conteúdo mal-escrito e mal apresentado;
Em segundo plano, entram as métricas geradas pelo seu conteúdo. Por exemplo: quando um usuário entra e sai automaticamente do site, significa que sua página não é o resultado ideal para ele.
Esse acontecimento é medido pela Taxa de Rejeição. Outras métricas de valor que indicam um bom conteúdo são as seguintes:
Número de comentários;
Compartilhamento em redes sociais;
Tempo de leitura;
Páginas visitadas por usuário.
3. Foque na navegação do visitante
Outro grande fator considerado pelas engines de busca é a navegação do visitante. Quanto melhor for a navegação, maior a chance da página ser exibida em melhores posições nos resultados.
Os elementos da navegação mais considerados são os seguintes:
Design responsivo;
Tempo de carregamento da página (no máximo 2 segundos);
Escaneabilidade do conteúdo;
Uso de imagens (com as tags já mencionadas).
4. Use as ferramentas oficiais do Google
Uma ótima dica de otimização de sites é utilizar as ferramentas oficiais do Google, para que ele conheça melhor seu site. Confira uma lista de boas ferramentas a serem utilizadas:
Google Analytics;
Google Plus;
Google Meu Negócio;
Google Webmaster Tools;
Google Adsense.
5. Faça auditorias do seu desempenho
Avaliar o desempenho da sua página através de uma auditoria é uma das dicas de otimização de sites mais importantes.
Sem esse tipo de ação, fica difícil entender quais as dificuldades de uma página, bem como superar seus problemas e obter um melhor rankeamento.
Confira uma lista de boas ferramentas para esse trabalho:
Google Analytics, para obter informações sobre o desempenho;
QuickSprout, para extrair relatórios gerais em termos de SEO e mídias sociais;
OpenLinkProfiler, onde é possível acessar um relatório completo sobre os links externos que uma página recebe.
6. Veja as tendências de palavras-chave
Uma maneira de conseguir obter o máximo de tráfego possível para seu site é acompanhar quais palavras-chave estão com maior destaque na sua área de atuação atualmente, o que permite prever quais vão ficar mais populares em breve.
Para acompanhar as tendências de palavras-chave de várias áreas, a melhor ferramenta disponível é o Google Trends.
Como deu para ver, obter uma boa posição no Google não é tarefa fácil. É por isso que o mais recomendado é contratar uma boa agência de marketing digital, especializada em SEO e em rankeamento, para obter os melhores resultados!
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