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O que é landing page e por que devo utilizá-la em meu site?


Quem trabalha com marketing digital sabe da importância da divulgação da marca e da captação de clientes para a lucratividade do negócio. No meio on-line, os clientes passam por um processo de conhecimento e consumo de conteúdo antes de virarem compradores de fato.

Esse processo envolve etapas que devem ser muito bem pensadas e estruturadas. Uma das mais importantes é a "passagem" do futuro cliente por uma landing page, um recurso indispensável na captação de leads para a lista de contatos.

Por isso, é essencial que você entenda o que é landing page e a importância desse recurso nas estratégias de marketing do seu negócio. Confira mais sobre o assunto no post de hoje!

O que é landing page?

As landing pages, ou páginas de aterrissagem, na tradução livre, são páginas que têm como maior objetivo converter os visitantes em leads (prospectos) e, consequentemente, aumentar a quantidade de vendas.

O usuário chega até as landing pages após tomar uma ação, como clicar em um anúncio, banner ou outras calls-to-action do seu site ou de suas mídias sociais.

A conversão em leads é feita através da ação dos visitantes de informarem seus nomes e endereços de e-mail em troca de materiais de consumo oferecidos pela sua empresa, como e-books, por exemplo.

Como utilizar esse tipo de página?

O ideal é criar uma landing page específica para cada oferta que você pretenda fazer, assim como direcioná-la corretamente para os diferentes tipos de público ou tráfego.

Isso faz com que você adeque seu conteúdo a diversos públicos que sua empresa possa conquistar, valorizando a experiência dos usuários. Outro ponto positivo é a conversão de leads cada vez mais qualificados e com mais propensão a comprar, por estarem realmente interessados no produto ou serviço que você ofereceu.

O que configura uma landing page?

As informações básicas que devem aparecer nas landing pages são uma call-to-action e um formulário simples de preenchimento, com pelo menos o campo de e-mail do visitante. Também é possível utilizar mais opções, como nome, telefone e endereço.

Esses dados extras trazem mais informações do lead para você, mas devem ser sempre usados com cautela e bom senso. Muitos visitantes deixam de completar os campos por acharem o preenchimento muito trabalhoso. Por isso, a ideia é manter o ato de concluir o formulário o mais fácil possível.

Dicas para otimização

Clareza

Procure manter o layout simples, deixando claro para o usuário o que está sendo oferecido em troca de suas informações. Isso também ajuda o visitante a manter o foco na ação que você quer que ele tome.

Objetividade

Ser objetivo é essencial, especialmente para as pessoas que chegam na landing page através de outro canal, como um anúncio, por exemplo. Se a página não trouxer o que foi prometido no primeiro contato, os visitantes simplesmente deixarão a página.

Testes

Testes A/B são fundamentais para aumentar as conversões. Você pode aplicá-los em cores de botões, nas fotos do fundo da página ou no texto que leva o visitante a tomar a ação. Para definir qual é a versão mais efetiva, o ideal é ter pelo menos 100 conversões em cada modelo de página.

Destaque

Deixe o call-to-action destacado na sua página para que o usuário entenda rapidamente o que ele deve fazer para acessar mais conteúdos. Utilizar setas que indiquem os caminhos de clique facilita o entendimento, contanto que não sejam usadas em excesso.

As páginas de aterrissagem são fundamentais para a construção de uma forte base de contatos e o aumento de vendas. Agora que você sabe o que é landing page, pode começar a utilizar esse recurso nas suas estratégias de marketing digital.

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