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Por que devo ter um site otimizado?


Três milhões, quinhentos e cinquenta e três mil, trezentos e vinte e dois: esse é o número de sites com domínio .com.br ativos hoje na web, de acordo com as estatísticas do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Um número bastante impressionante e que mostra, além do poder da internet no país, como é preciso batalhar para ganhar espaço (e atenção) no meio de tantas páginas na rede — algo que os empreendedores tiram de letra quando contam com um bom site otimizado.

Não sabe o que é um site otimizado? Ora, então pode ser que você esteja perdendo acessos e até dinheiro por não saber. Mas não se preocupe, porque vamos explicar melhor o que é isso e como a otimização pode fazer com que suas páginas tenham mais chances contra a concorrência.

Confira!

Como funciona a otimização de sites?

Quem conferiu o nosso post sobre como aumentar o tráfego no seu site melhorando o SEO já aprendeu o que significa SEO, ou melhor, Search Engine Optimization (otimização para motores de busca). E, obviamente, o termo tem tudo a ver com o assunto de agora.

O SEO é uma técnica usada para melhorar, ou otimizar, a performance dos sites nos resultados do Google, Yahoo e Bing!, algumas das ferramentas de busca mais populares da internet.

Logo, otimização de sites nada mais é do que preparar um e-commerce, um blog, um portal ou um site para ter melhores posições no ranking de resultados das buscas na web. Mas por que é tão importante fazer essa otimização?

Como sites otimizados beneficiam a sua empresa?

Que tal um exemplo prático para facilitar o entendimento?

Enquanto escrevíamos esse post, fizemos uma busca no Google por “comprar tv sony 42 polegadas”. Sabe quantos resultados apareceram? “Aproximadamente 464.000”, segundo o mecanismo. É resultado pra caramba!

Mas ninguém sai conferindo 464.000 links no Google antes de comprar uma TV, não é? Na verdade, a maioria das pessoas nem mesmo chega até a segunda página de resultados. Por isso, quanto melhor for a sua posição nesses buscadores, maiores são as chances de trazer visitantes para o site e, assim, faturar com a internet.

Agora, para não ficar só na teoria, que tal ver algumas dicas de como dar um gás na otimização do seu site?

Como garantir um site otimizado?

Não economize com servidor

Um dos fatores que pesam a favor do seu site na hora da otimização é a velocidade com que ele carrega. Aliás, não só para a otimização: de acordo com algumas pesquisas, 47% dos consumidores não esperam mais do que 2 segundos para que uma página carregue. E aí entra aquela ditado: “tempo é dinheiro”.

Portanto, nada de investir seus recursos em servidores baratos e de má qualidade. Aposte em nomes que contem com uma boa tecnologia e façam seu site carregar rapidamente.

Lembre-se de que menos é mais

Além de investir em um bom servidor, também é bom lembrar que quanto mais plugins, efeitos, imagens e banners você coloca em um site, mais tempo ele leva para abrir — sem falar que, normalmente, tudo isso pode deixar as páginas bem feias.

Logo, tenha em mente que menos é mais.

Crie um design que seja responsivo

Já falamos, também, sobre sites responsivos e mobile, mas não custa repetir: um site responsivo é aquele que se adéqua a qualquer dispositivo, podendo ser acessado tanto do computador quanto de aparelhos móveis sem que a experiência dos usuários seja prejudicada por uma tela menor.

Essa tecnologia contribui muito com o número de acessos e, consequentemente, com o rankeamento no Google.

Tenha um blog

As ferramentas de busca adoram conteúdos atualizados e com relevância. E que jeito melhor de ter isso do que criando um blog? Além de atrair mais pessoas para o seu site, o que auxilia no posicionamento nos mecanismos de busca, você estará, indiretamente, divulgando os seus produtos. Perfeito, não é?

Agora que você já sabe o poder que tem um site otimizado, e como ele pode alavancar seus lucros, mãos à obra — ou melhor, aos bytes!


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