Conheça os 5 maiores erros de Marketing Digital e como evitá-los


Em um mercado cada vez mais competitivo com consumidores bem mais exigentes, a preocupação com o crescimento da empresa torna-se muito mais evidente. E são exatamente em momentos de pressão como esses que as empresas costumam tomar decisões erradas, inclusive, muitas delas levando aos erros de marketing digital.

A área de marketing de uma empresa funciona como se fosse o cérebro da organização, pois é ela quem vai fazer com que todo o resto se movimente de forma coordenada. Se este cérebro estiver danificado, todo restante do sistema ficará comprometido.

Usamos a analogia do cérebro apenas para exemplificar como decisões de marketing erradas podem gerar uma onda de problemas nos negócios de uma empresa.

Quanto mais rápido for encontrada a cura, mais chances essa empresa tem de sobreviver às avalanches de adversidades que vão surgindo em sua jornada.

Neste post vamos destacar os 5 maiores erros de marketing digital que podem estar comprometendo toda a engrenagem funcional de sua empresa. Acompanhe!

Falta de direcionamento de público

Não buscar informações estratégicas sobre seu público-alvo, não criar buyer personas ou concentrar na pesquisa das necessidades dos consumidores, pode ser fatal para uma campanha de marketing digital.

Sem um conhecimento prévio sobre seu cliente ideal, é impossível saber como direcionar estratégias que realmente sejam efetivas e tragam os resultados esperados.

Essa falta de direcionamento de público funciona como um tiro na multidão. Sem uma mira, resta apenas contar com a sorte para que o tiro encontre o alvo certo.

Portanto, suas estratégias de marketing devem ter foco. É preciso saber conduzir as pessoas em direção ao objetivo definido.

Utilização de meios de comunicação errados

Divulgar seu produto ou serviço nas diversas redes de comunicação social às vezes parece ser a melhor solução para alcançar o seu objetivo de expansão da marca no mercado online.

Porém, o excesso de exposição nas mídias erradas pode ser um erro que terá como consequência o desgaste e o enfraquecimento de sua marca por erro de posicionamento e também investimentos ruins em propagandas que não atingirão os clientes certos.

Procure manter o foco nas mídias onde seu público-alvo costuma estar, assim estará entregando sua mensagem às pessoas certas.

Ausência de meios de relacionamento

Muitas empresas não elaboram um canal de comunicação eficiente com seus clientes, não procuram manter nenhum engajamento ou diálogo.

O distanciamento e a falta de interatividade podem ser motivos pelos quais a empresa anda perdendo clientes para a concorrência.

O cliente sempre preza pelo bom relacionamento com marcas que procuram estar sempre atenta às suas necessidades, disponibilizando sempre um canal efetivo de comunicação.

Esse relacionamento deve ser ainda mais efetivo no pós-venda, quando pode ser o momento ideal para utilizar certas estratégias de marketing para a fidelização de clientes.

Excesso de conteúdo maçante

O marketing de conteúdo pode ser uma das mais eficientes estratégias para conversão de leads. Mas se esse conteúdo não tiver propósito ou não vier de encontro aos interesses de seu público, poderá se tornar algo maçante, afastando clientes em vez de atrair.

Utilizar essa estratégia de marketing digital é uma excelente opção, desde que ela não passe a ser considerada apenas mais uma tática cheia de palavras-chaves desconexas em relação ao tema central, com o objetivo apenas de atrair os motores de busca da internet.

Lembre-se de que você está escrevendo para pessoas e não para robôs. Essa é a diferença entre um conteúdo de qualidade e aquele que é feito apenas para dar volume de conteúdo.

Não procurar ajuda de profissionais da área de marketing digital

Voltando ao nosso exemplo do início do texto, uma pessoa que se encontra com algum problema de saúde procura o profissional certo para se cuidar.

O mesmo acontece com a saúde de sua empresa. Se você não entende sobre marketing digital, não adianta buscar por soluções paliativas, o ideal é colocar o problema nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Nesse momento, uma empresa do ramo com bastante conhecimento do mercado online poderá auxiliar bastante a evitar tais erros de marketing digital, ajudando ainda, na consolidação de sua marca no meio digital.

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