6 dicas para fazer um e-mail marketing de resultados


O incrível potencial do e-mail marketing em construir relacionamento com o público e em gerar vendas fez dessa ferramenta uma das mais utilizadas pelos profissionais de marketing no mercado. Seus resultados são comprovados e uma pesquisa da ExactTarget apurou que 68% dos profissionais da área acreditam que o e-mail marketing é extremamente importante para os negócios.

Uma ferramenta de tamanha importância precisa ser utilizada em sua totalidade, por isso, esse post vai mostrar 6 dicas sobre como melhorar ainda mais os resultados de suas campanhas.

1) Dedique um bom tempo ao título

O título é o aspecto mais importante de seu e-mail, pois ele será o responsável por chamar a atenção do usuário e fazer seu e-mail ser aberto e lido. Utilize poucos caracteres — o ideal é abaixo de 40 ou até 60.

Seja específico, utilize termos que chamem atenção e, se possível, faça uma pergunta para despertar a curiosidade do leitor — mas não se esqueça de respondê-la depois.

2) Segmente seus e-mails para ter mais precisão

Segmentar sua lista de contatos permite que seus envios ganhem qualidade e gerem mais resultados. Para isso, é preciso coletar as informações dos usuários.

Uma ótima maneira de fazer isso é por meio de iscas digitais, oferecendo um arquivo de interesse do público, como um e-book, em troca do e-mail e informações e alguns dados adicionais. As opções de segmentação são variadas e vão desde o gênero até a área de atuação do usuário.

3) Personalize e dê um tom mais pessoal

Diferentemente de anúncios comuns que são direcionados para a grande massa, o e-mail marketing é mais individual. Isso possibilita uma série de personalizações que o torna muito mais exclusivo — e isso pode significar mais conversões.

Se possível, chame o destinatário pelo nome. Assim, o usuário sentirá que aquele e-mail foi escrito especialmente para ele. Outra dica é assinar seus e-mails com um nome pessoal e não em nome da empresa. As pessoas preferem se relacionar com outras pessoas, não com máquinas ou empresas. Use isso a seu favor!

4) Dê prioridade ao mobile

A abertura de e-mails por meio de dispositivos móveis já superou a de desktops. Isso mostra que o mercado mobile deve ser prioridade em qualquer estratégia de e-mail marketing. Portanto, utilize softwares de e-mail responsivo para que o tamanho da tela de seu usuário não seja um problema no desempenho de suas campanhas.

5) Defina a frequência de envio ideal

A alta frequência no envio de e-mails é o principal motivo de descadastramento para a maioria das pessoas. Definir a frequência correta depende de diversos aspectos, como seu segmento de atuação e seu público.

A frequência ideal é aquela que te permite criar conteúdo de qualidade e que seus assinantes não se sintam incomodados. Para encontrar esse equilíbrio, pense no objetivo do e-mail, converse com seus assinantes se possível e fique atento à quantidade de pessoas que cancelam a assinatura.

6) Sempre coloque um call-to-action

O CTA é a maneira de dizer ao seu público qual a próxima ação que você deseja que eles tomem. Por exemplo, clicar em um botão para acessar um site, baixar um e-book ou fazer download de um arquivo — tudo depende de sua estratégia. Ele deve ser escrito de maneira clara, estar destacado e ser bastante persuasivo.

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