Como anunciar no YouTube em 8 passos


O poder da publicidade digital é indiscutível. E as empresas já estão utilizando os sites como poderosas ferramentas de comunicação com o público. Um dos mais lucrativos, atualmente, é o YouTube. Criado em 2005, a plataforma atingiu a marca de mais de 1 bilhão de visualizações diárias, o que o tornou um dos três sites mais acessados da internet, com crescimento de 40% de novos anunciantes, a cada ano.

Um anúncio no YouTube não é apenas uma aposta, e sim uma garantia de que milhares de pessoas terão acesso à sua marca ou produto. Mas para criar uma publicidade certeira no site é preciso entender os tipos de anúncios, e seguir algumas dicas reunidas nesse post. Confira!

Tipos de anúncios no YouTube

O YouTube permite diversas formas de anúncios. Os mais comuns são banners, gráficos, textos e as produções em vídeo – consideradas as mais eficientes na hora de engajar o público e “viralizar”, já que permitem a transmissão de um maior número de informações e a interatividade tão esperadapelos usuários do site.

Em algum momento, você já deve ter visto as propagandas curtas que são exibidas antes de um vídeo começar. Elas são criadas através do Google Adwords. A ferramenta permite anunciar no YouTube antes ou ao lado dos vídeos (baseado no tipo de conteúdo que o usuário está assistindo no momento) e nos resultados de busca no site - em que através de palavras-chaves, o seu anúncio pode ser posicionado nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Como criar campanhas de vídeo com o Adwords?

Caso a sua escolha de anúncio sejam as propagandas em vídeos, você será cobrado somente se os usuários assistirem ao seu conteúdo por mais de 30 segundos. O funcionamento é simples: Assim que um internauta clicar para assistir um vídeo no YouTube, ele automaticamente verá o anúncio da sua empresa e tem 5 segundos para continuar assistindo, ou não. Nesse caso, o Google Adwords não cobrará pela visualização.

Uma campanha no YouTube reúne um conjunto de anúncios sobre determinado produto ou serviço. Para anunciar em formato de vídeos é preciso:

1. Criar uma conta no Google Adwords

2. Carregar o vídeo

3. Conectar a sua conta com o YouTube

Alguns detalhes também são importantes para o seu anúncio, como:

4. Definir um orçamento diário

5. Selecionar país, estado ou cidade em que o anúncio será exibido

6. Escolher o público-alvo por idade, gênero e interesses

7.Definir o modo de visualização dos usuários, através do desktop ou mobile

8. E por fim, indicar as palavras-chaves que posicionarão o seu anúncio nas buscas do site

Parece simples, não é? Mas não termina por aí. Antes disso, é preciso investir em uma produção, que convide os usuários a clicarem no seu anúncio ou assistirem o seu vídeo por mais de 5 segundos.

Antes de lançar uma campanha defina os objetivos, público-alvo e a ação a que você induzirá o seu consumidor, como visitar a página do seu site ou clicar direto no link de um lançamento da sua empresa, por exemplo. O segredo para atrair a atenção é criar propagandas em alta definição e com um roteiro criativo, que sejam uma experiência interessante para os usuários e não só mais uma entediante, que atrasa a visualização de um vídeo qualquer. Você precisa prender o usuário nos 5 segundos iniciais, tempo que definirá se ele clicará, ou não, no seu anúncio.

O YouTube apresenta muitas vantagens para empresas. Além de alcançar um número enorme de possíveis consumidores, a plataforma permite o pagamento apenas se o seu anúncio for visualizado por determinado tempo, o que não acontece com outras ações de marketing.

Também é possível alcançar os smartphones (com mais de 200 milhões de linhas ativas somente no Brasil), e monitorar mais facilmente o perfil do seu público, o que permite entender melhor o que ele deseja e traçar melhores novas estratégias de engajamento.

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