Como proteger sua marca no Google?


Pode até não parecer, mas a marca de uma empresa é, sem dúvida, um dos principais ativos para qualquer negócio. Assim como o nome de uma pessoa, é a marca que carrega toda a reputação e a credibilidade que a empresa conquistou depois de um tempo de bom atendimento aos seus clientes.

No entanto, todos nós sabemos que nem tudo é perfeito, e toda empresa passa por eventuais problemas com clientes, que quando estão insatisfeitos acabam registrando queixas na internet. Resultado: reclamações espalhadas em sites e redes sociais.

O que fazer, então, quando você realiza uma busca pela sua marca no Google e encontra esses comentários no topo da página? É sobre essa situação que vamos falar neste post.

Formas de proteger sua marca no Google

Existem diferentes formas de proteger sua marca na internet, e elas variam de acordo com cada plataforma. No entanto, hoje vamos falar sobre 3 formas altamente eficientes para proteger sua marca no Google. Acompanhe:

Proteção da marca com Google AdWords

Os resultados da busca do Google são divididos em links patrocinados e links orgânicos. Os primeiros e os laterais — que, em geral, têm uma classificação mostrando que são pagos — são aqueles que as empresas compram por meio do Google AdWords. Todo o restante é conquistado através de técnicas de otimização para mecanismos de busca.

Dessa forma, a primeira maneira de proteger sua marca no Google é com a ajuda dos links patrocinados. Sem dúvida, é a estratégia mais rápida, já que seus links começam a aparecer assim que você ativa a campanha.

No entanto, essa não é a maneira mais indicada, já que exige um investimento constante e protege apenas os espaços onde estão previstos links patrocinados. Ou seja, não basta fazer isso sem dar atenção às posições orgânicas na busca.

Proteção da marca com conteúdo da empresa

Falando sobre busca orgânica, a segunda maneira que possibilita a proteção de uma marca no Google é a utilização de técnicas de SEO — ou a otimização do site para os mecanismos de busca.

Esta técnica vai permitir que o site da sua empresa fique melhor posicionado nas buscas nos resultados orgânicos (todos os demais resultados que não são os pagos).

Para investir nesse trabalho, é necessário produzir conteúdo para o site ou blog da empresa, sempre pensando na palavra-chave para a qual você deseja se posicionar bem — nesse caso, aquelas que têm resultados negativos.

Essa pode ser uma boa estratégia, mas não é tão completa. Isso porque ela não contempla os resultados pagos e, além disso, só vai posicionar o seu site — e não outros portais, como canais de notícias, por exemplo.

Outra desvantagem é que esse é um trabalho de longo prazo e pode demorar mais que o previsto, especialmente se o seu site não tem alguma relevância prévia.

Proteção da reputação on-line da empresa

Você percebeu nos 2 exemplos anteriores que não basta investir apenas em um ou outro segmento do Google. É preciso um trabalho mais amplo. É por isso que a proteção da reputação on-line da empresa é a melhor opção para resguadar a sua marca no Google.

Como esse tipo de serviço, sua empresa vai ter toda a reputação da marca protegida no buscador, incluindo os resultados pagos e orgânicos — do seu e de outros sites.

A Ynusitado Marketing Digital é especialista nesse tipo de serviço, que inclui:

  • Análise do cenário;

  • Identificação das páginas com maior propensão de um bom posicionamento;

  • Criação de novas páginas para indexação;

  • Trabalho com mídias sociais, link building e relações públicas.


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