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Planejamento de marketing digital: guia para executar durante a crise


A crise é uma realidade. E, mesmo assim, os empresários que estão sempre preparados não se deixam abalar: eles trabalham justamente para aproveitar as oportunidades que esse período oferece. A primeira delas é aprender a investir certo.

Muita coisa mudou desde que os investimentos em mídias tradicionais davam grandes resultados. Isso porque, atualmente, o consumidor está buscando informações na internet, onde encontram abertura para conversar com a empresa e consultar a opinião de outros clientes.

Então, a internet se tornou o foco do planejamento de marketing digital, sobretudo em tempos de crise. Quer saber mais sobre esse assunto? Então acompanhe o nosso post de hoje:

Conhecendo as personas

O 1º passo é investir na estratégia de marketing correta. E, para isso, é preciso conhecer as personas que representam o público ideal do seu negócio. Nesse momento, você deve:

  • Encontrar as principais características dos seus clientes ideais;

  • Entender os objetivos, as dificuldades e os problemas dos seus clientes ideais.

A partir disso, você deve formular uma estratégia que seja capaz de responder todos os questionamentos e resolver todos os problemas que esse grupo de pessoas tem.

Encontrando a estratégia correta

Agora que você tem as personas em mãos, é hora de pensar na estratégia correta para o seu negócio a fim de otimizar os seus resultados.

Com a pesquisa de personas, você descobre em que canais esse público está: que redes sociais ele frequenta? Que outros sites e blogs ele acompanha? Que tipo de informação ele busca na internet? Assim você não corre o risco de trabalhar nos meios errados.

Veja só quais são as suas opções:

  • E-mail marketing;

  • Redes sociais;

  • Google AdWords;

  • SEO;

  • Inbound marketing;

  • Marketing de conteúdo.

Programando-se

Com esses passos dados, chegou a hora de se programar! Agora é o momento de fazer um calendário editorial, no qual você vai traçar passo a passo do que será feito ao longo de um período predeterminado.

Por exemplo: se a sua empresa vai trabalhar com um planejamento anual, é interessante elaborar um calendário mensal ou trimestral — sempre sujeito a pequenas alterações, é claro — para garantir que o orçamento seja bem distribuído ao longo do ano.

Mensurando resultados

Uma das vantagens de investir em marketing digital é a mensuração de resultados específicos de cada ação de marketing. Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite rastrear todas as conversões, descobrindo qual estratégia tem dado mais resultado para os seus negócios.

Dessa forma, mês após mês, você consegue otimizar a sua estratégia e conhecer cada vez mais as suas personas. Observou que o seu blog com SEO tem dado mais resultado do que os anúncios pagos? É hora de reduzir a verba no AdWords e investir ainda mais em inbound e marketing de conteúdo.

Geralmente, o orçamento de um planejamento de marketing digital é pré-definido, e são poucas as situações em que ele pode ser alterado. Por isso, bolar estratégias no período de crise significa economia de tempo e de dinheiro.


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