4 dicas para mensurar resultados dos seus CTAs


É difícil pensar em qualquer estratégia de marketing digital voltada para a conversão de leads sem o uso de CTAs.

Os call to actions têm a missão de separar o consumidor de uma ação por um clique. A configuração desses botões pode fazer toda a diferença nas vendas, assinaturas, download de materiais ou níveis de interação de uma empresa. Por isso a importância de mensurar resultados vindos desse recurso.

Muitas vezes uma palavra, uma cor, o layout ou a posição do CTA em uma página, anúncio ou peça é o suficiente para fazer uma pessoa avançar ou ignorar uma ação estimulada para aquele momento.

Logo, é dever do gestor acompanhar de perto como os CTAs interferem nos resultados de toda uma campanha. A vantagem de fazer a mensuração em tempo real está na possibilidade de corrigir pequenas falhas e liberar gargalos que podem estar travando a movimentação de leads pelo seu funil de vendas.

Para facilitar a sua vida, vamos mostrar 4 dicas fundamentais para avaliar a eficiência dos call to actions. Acompanhe:

#1 Estabeleça métricas alinhadas com seus objetivos e metas

A produtividade de um CTA só é comprovada se ela puder ser medida. É para isso que existem asmétricas de campanha. Para defini-las, é preciso primeiro revisar seus objetivos e metas e estabelecer indicadores que façam sentido para atingir tais propósitos.

Mais precisamente, deve-se conferir qual o objetivo do uso de um call to action, pois eles podem ter finalidades diferentes, como baixar um material, ir até um blog, assinar uma newsletter ou finalizar uma compra.

Por exemplo:

  • Para um CTA em um e-commerce que leve ao encerramento de uma compra, você deverá estabelecer métricas como percentual de vendas e taxa de abandono de carrinho;

  • Se o CTA é para assinar uma newsletter, os indicadores mais apropriados são taxa de conversão, número de cliques (quando o botão leva a uma landing page), número de visitantes únicos e número de impressões da página.

#2 Avalie o visual do seu CTA

Fatores estéticos podem exercer influência nos cliques de um botão. Pode não parecer, mas uma cor mais ou menos chamativa e a combinação com o layout da peça ou site faz diferença. Se o botão está acompanhando de alguma imagem ou outros elementos visuais, serão mais fatores que deverão ser analisados.

O ideal é fazer um CTA que se destaque visualmente aos olhos das pessoas. Ele não pode estar muito próximo de outras figuras que possam desviar a atenção. Por isso, em newsletters e artigos de blogs, os botões geralmente são posicionados nos finais dos conteúdos. Assim, ele não tem a concorrência do menu, da logo e de uma possível sidebar.

#3 Analise se o texto está fazendo diferença

Além do visual, deve-se dar importância a parte textual dos seus calls to actions. Uma palavra mal usada, o excesso ou a falta de determinados termos afetam os resultados gerados dessa ação.

Tente colocar elementos que remetam urgência, criatividade, vantagem, empatia, prova social e fuja do obsoleto “Clique aqui!”. Muitas vezes colocar um “grátis” ou “vagas limitadas” pode dar um ganho dependendo da sua oferta.

#4 Faça testes A/B

A melhor maneira de testar o que pode ser melhorado em um CTA é realizando testes em tempo real. Existem ferramentas como o Unbounce e Optimizely ajudam nessa tarefa. O ideal é realizar o experimento avaliando apenas um item por vez, seja o texto, o posicionamento no layout ou as cores. É recomendável estabelecer um número mínimo de conversões em um período de, pelo menos, 1 semana para validar os testes A/B.

O fato de ser pequeno e às vezes discreto não tira a importância que os CTAs têm em uma estratégia de marketing digital. Você pode até achar que os maiores problemas podem ser o conteúdo, os preços ou a usabilidade do site quando os call to actions podem estar interferindo. Portanto, esteja disposto para mensurar resultados deles como qualquer outro componente importante de suas campanhas.

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