Site responsivo: 4 motivos para ter um site responsivo


Smartphones e tablets têm mudado os rumos do design no que diz respeito à experiência do usuário nos últimos anos. Antes da proliferação de dispositivos móveis com capacidade de navegação na web avançada — em 2014, diz a consultoria IDC, 104 smartphones por minuto foram comprados pelos brasileiros —, web designers tinham que se preocupar apenas com a aparência dos sites nos vários navegadores de desktop. Agora precisam acrescentar em suas competências a capacidade de criar sites responsivos.

O que é um site responsivo? Genericamente falando, um site responsivo é um site que se adapta a qualquer tela. Ou seja, na hora de desenvolver um site, o web designer cria mecanismos de design para cada tipo de navegador em diferentes dispositivos (desktop, smartphone, tablet etc.), de modo que o usuário não tenha dificuldades de visualização e interação com o conteúdo esteja acessando com o dispositivo que estiver.

Atenção: estamos falando de site, mas o design responsivo se aplica também aos blogs e e-commerces, entre outros.

4 motivos para ter um site responsivo Uma pesquisa do Ibope publicada no primeiro semestre de 2015 concluiu que 100% dos brasileiros que têm um smartphone estão, de alguma forma, conectados à web (80% via rede 3G ou 4G e 20% com acesso à banda larga fixa via Wi-Fi). Portanto, a experiência destes usuários é um forte motivo para que todo site entre no ar com design responsivo, mas não é o único.

A seguir, veja outros 4 motivos para ter um site responsivo:

4 - Estatísticas mais detalhadas Ao colocar no ar um site responsivo, você ganha mais poder de rastreabilidade; consegue saber a partir qual a quantidade exata de acessos via desktop e via dispositivos móveis.

Isso lhe dará insumos para pensar melhor os conteúdos, pois a leitura na tela grande é diferente daquela feita na palma da mão. Também as estratégias de marketing digital, no caso dos e-commerces, por exemplo, podem ser melhor direcionadas ao conhecer as origens de trafego.

3 - Melhorias no posicionamento web (SEO) Para 67% das pessoas que responderam a pesquisa do Ibope, ter acesso à internet é a principal razão de adquirir um smartphone. Se as pessoas acessam à web cada vez mais via tecnologia móvel, logo, elas permanecem mais tempo em sites que são amigáveis a dispositivos móveis. Logicamente, estes sites são melhores ranqueados nos mecanismos de busca.

Além disso, o Google, maior mecanismo de busca do mundo, também prioriza os sites com design responsivo, indexando-os e os apresentando aos usuários durante suas buscas. É uma questão técnica: sites responsivos têm uma URL e o mesmo HTML, independentemente do dispositivo, o que torna mais fácil e eficiente para o Google rastrear, indexar e organizar o conteúdo.

2 - Ganho de tempo na administração e redução de custos Ao criar um site com várias versões para as diferentes telas, você terá muito mais trabalho para administrá-lo. Isso não acontece quando o design é responsivo. Pense no tempo que se ganha com inserções e atualizações de conteúdo em cada versão.

Um site responsivo demorar um pouco mais para ficar pronto, mas ele sobrevive mais tempo e gera mais tráfego. A abordagem unificada também significa que o gerenciamento, o suporte e as atualizações só precisam ser aplicadas em um só lugar. Isso representa também economia de dinheiro.

1 - Melhoria na taxa de conversão Um site otimizado e consistente, não importa em qual plataforma é visto, oferece uma melhor experiência para o usuário. Isso aumenta as probabilidades de envolvimento do público-alvo com a marca e, consequentemente, as chances de fechamento de negócios.

Ter um site responsivo nos dias de hoje não é mais uma tendência, é uma obrigação. Ser capaz de oferecer aos consumidores uma experiência otimizada independentemente da sua escolha de dispositivo significa que você consegue ampliar o alcance do seu serviço. Isso imprime um verniz de sofisticação no relacionamento com seu público-alvo. A natureza duradoura dessa abordagem é incrivelmente valiosa e a relação custo-benefício uma clara vantagem.

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