top of page

Facebook irá bloquear postagens de "curta ou compartilhe"

Apresentando diversas mudanças em sua rede social, o Facebook mostra suas novas regras de convivência para deixar o Feed de Noticias dos usuários menos poluída. As novas regras irão determinar o que poderá ser exibido no Feed de Notícias e ainda punirá as páginas que publicam um conteúdo de “spam”, usando as “iscas de curtidas” para conseguir público, chamado de like-baiting.

O like-baiting ocorre quando uma página solicita que o usuário curta, comente ou compartilhe um post, fazendo com que aquela postagem se espalhe rapidamente pelo Facebook. Ao publicar algo assim, este conteúdo muitas vezes toma o lugar de postagens relevantes e necessárias que não tem o intuito de apenas obter curtidas e views.

Segundo o Facebook, os posts com like-baiting são em média 15% menos relevantes que outros posts com o mesmo número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Além não exibir os posts de “curta ou compartilhe” no Feed de Noticias, o algoritmo do Facebook foi alterado para vetar spans de páginas que induzem o usuário a clicar em algum link de apenas publicidade e não conteúdo e não exibir frequentemente conteúdos repetidos.

As páginas que compartilharem qualquer conteúdo próprio várias vezes terão uma prioridade menor no Feed de Notícias dos usuários e poderá ser penalizada por estar fazendo spam. O Facebook afirma que as mudanças têm como o objetivo “garantir que o spam não oculte o conteúdo que as pessoas realmente desejam ver no Facebook dos amigos e páginas que elas se importam”.


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page