top of page

Experiência do usuário: por que sua empresa deve estar atenta a ela


Não importa qual seja o segmento de atuação da sua empresa, a experiência do usuário deve estar sempre entre as suas prioridades. Isso porque, com o passar dos anos, o poder do cliente aumentou demais nas relações comerciais, e agora ele tem mais liberdade para decidir como vai ser o processo de negociação.

Veja, em nosso post de hoje, por que você deve se preocupar com a experiência do usuário. Vamos lá?

Quem deve pensar na experiência do usuário

A experiência do usuário é definida por cada interação de uma pessoa com os canais digitais exclusivos da sua empresa, como sites, aplicativos ou qualquer tipo de produto digital. E o que está envolvido nisso?

Apesar de aspectos técnicos, como tempo de carregamento das páginas, facilidade de ler o conteúdo e navegar pela interface fazerem diferença, a experiência do usuário vai ainda mais longe: inclui até as sensações e as emoções da pessoa enquanto usa o produto em questão.

Por tudo isso, é preciso projetar essa experiência do modo certo. Caso contrário, o resultado final pode ser ruim, comprometendo os resultados para o negócio.

O objetivo de uma boa experiência do usuário

O objetivo é claro: fazer com que os usuários alcancem seus objetivos de forma suave e agradável, e não frustrante e dolorosa. Mas como fazer isso? Realmente, o trabalho não é fácil, pois é preciso uma série de habilidades e etapas para criar uma experiência rica e intuitiva.

Entre as habilidades necessárias, podemos citar:

  • A pesquisa com usuários;

  • A organização das informações;

  • A estruturação de todo o conteúdo;

  • O planejamento de todos os fluxos de interação;

  • A escolha de layout e trabalho gráfico;

  • O desenvolvimento da aplicação em si.

Vale destacar que cada uma dessas funções muitas vezes requer um profissional dedicado e especializado, ou seja, projetar uma boa experiência do usuário realmente não é brincadeira!

Justamente por conta disso, pode valer a pena investir na busca de uma agência de qualidade para realizar esse trabalho, já que conta com a mistura de habilidades e experiência necessárias para fazer um projeto assim dar certo.

A experiência também está nos detalhes

Já sabendo que vale a pena se preocupar com a experiência oferecida ao público nos canais digitais, como saber por onde começar? Veja alguns dos elementos pelos quais você precisa se dedicar desde já:

Site responsivo

Um site responsivo, isto é, que se adapta a qualquer dispositivo, é fundamental para uma boa experiência e tende a ser ainda mais conforme o acesso à internet de qualidade se espalha e as barreiras diminuem entre as pessoas em todo lugar.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo representa boa parte  —  senão tudo  —  que será consumido na sua aplicação. Assim, se ele não for bem pensado para atender as necessidades certas e escrito de forma simples, para que se tenha um fácil entendimento, o público será bastante prejudicado.

Suporte transparente

Muitas vezes, o usuário precisa entrar em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida, reportar um problema ou reclamar de algo errado. Criar mecanismos que facilitem essa comunicação e estar atento para responder sempre que solicitado é vital para mostrar interesse pessoal e capacidade de servir bem.

Percebeu como é importante se preocupar com a experiência do usuário, independentemente do setor em que sua empresa se encontra? Afinal, o objetivo deve ser sempre ajudar o usuário a fazer o que ele quer da forma mais suave possível — o que só é capaz com um trabalho cuidadoso que une uma mistura de habilidades, por profissionais capacitados.


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page