top of page

5 dicas para otimizar o Search Console do seu site.


Durante muito tempo conhecido como Webmaster’s Tools, o hoje chamado Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada pelo gigante das buscas online para auxiliar administradores de sites a manter e otimizar sua presença online e monitorar o quão bem ele anda nas pesquisas do Google.

Ao se cadastrar, o usuário tem acesso a uma série de relatórios que diagnosticam a situação das páginas de seu site (e do site como um todo) com relação às buscas por palavras-chave, além de ferramentas de controle de spam e malware, de inclusão e exclusão de conteúdo dos resultados das pesquisas, dentre muitas outras opções.

O foco do Search Console, como vimos, é ajudar o webmaster a construir a presença de seu site nos resultados de buscas do Google, mas ele sozinho não pode fazer nenhum tipo de milagre. Ou seja: é necessário colocar em prática algumas dicas para melhorar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) do site.

Assim, separamos cinco delas para você. Acompanhe!

1. Não abuse das palavras-chave

Há pouco tempo, usar uma determinada palavra-chave muitas vezes em um artigo era sinônimo de relevância para os motores de busca — e todos usavam e abusavam dessa estratégia.

Claro que o Google, com seus algoritmos inteligentes, percebeu o problema e diminuiu a influência das palavras-chave. Você ainda deve usá-las, mas somente quando o texto pede, sem comprometer a qualidade do conteúdo.

2. Construa links internos e externos

Investir em link building é sempre uma ótima estratégia, tanto interna quanto externamente ao seu próprio ambiente web. Quando você faz links para páginas internas de seu próprio site, você aumenta a relevância das suas páginas principais. Em paralelo, links externos (que apontam para as páginas do seu site) fornecem referência positiva para você, tornando-o autoridade no assunto.

3. Produza bom conteúdo

“Conteúdo é rei” — essa célebre frase é válida até hoje, e você deve mantê-la como conceito de cabeceira. Produza, ofereça e compartilhe conteúdo rico e relevante para o seu público-alvo, que além de ter seu site bem rankeado nas pesquisas, terá seu produto sendo procurado de forma espontânea pelos usuários.

4. Aposte no mobile

Smartphones, tablets e outros “gadgets” já ultrapassaram computadores e notebooks em quantidade de acesso à internet — e o que você está fazendo aí com seu velho site feito só para desktop?

O Google já percebeu isso e promove páginas ditas responsivas, ou seja, que se adaptam a todos os tipos, tamanhos e formatos de telas.

5. Trabalhe suas URLs

Sempre que possível, prefira construir as URLs das páginas de seu site de forma amigável e intuitiva, sem letras e caracteres desconexos, que, de preferência, descrevam seu conteúdo com bom grau de precisão. Isso é válido especialmente para postagens em blogs!

O Search Console de seu site é uma ferramenta imprescindível e fundamental para a administração do seu site e de sua presença nos resultados das pesquisas. E, quando usado em conjunto com as boas práticas que listamos, os resultados serão certos!

Interessado em receber uma proposta sobre SEO e Otimização de Sites para seu negócio? Então, basta clicar aqui e preencher o formulário que entraremos em contato!


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page