top of page

Entenda a diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital


Com o avanço tecnológico e também o aumento progressivo da conexão digital, o trabalho com uma estratégia de marketing mais voltada para o mundo digital foi imprescindível. Em muitos aspectos e cenários, a antiga forma de divulgação e captação de clientes é importante e eficiente, sem falar que também existem campanhas que mesclam mecanismos de ambas as vertentes de estratégias de mercado.

Para saber qual seria o esquema que mais se aplica ao seu caso, seus objetivos e produtos, torna-se essencial entender em quais aspectos eles se diferenciam.

O marketing é fundamental para o sucesso de grande parte dos negócios, on-line ou não. Portanto, não erre a mão: entenda logo as principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital — e saiba como aproveitá-los:

O marketing tradicional

O intuito mais evidente do marketing é fazer com que a empresa conquiste novos clientes e ainda possa fidelizá-los, tudo isso por meio de um bom planejamento e de estratégias eficazes. A ideia mais básica do marketing tradicional é envolver uma comunicação direta, em que o relacionamento com o cliente possa ser direcionado.

A abordagem usada no marketing tradicional

A abordagem do marketing tradicional é feita de maneira mais direta, onde o consumidor ou cliente é fisgado por meio de publicidade e propaganda. A pesquisa de mercado é crucial para a definição das estratégias de marketing tradicional.

No marketing tradicional, o consumidor está mais próximo dos produtos em questão, o que pode criar barreiras geográficas. Ou seja, o mercado fica limitado à determinada região, de acordo com os objetivos de comunicação e o público atingido.

O produto chega até o consumidor também da forma tradicional, ou seja, nas prateleiras e em lojas físicas, por meio de comerciais de TV, impressões em jornais e revistas, cartazes, outdoor, panfletagem, entre outros meios e canais do tipo. Desse modo, a publicidade cria o desejo e a expectativa de comprar um produto e segue o caminho até o público-alvo, diversamente do que acontece com o marketing digital — que cria mecanismos para que alguém já interessado venha até o produto ou serviço.

O marketing digital

Muitos acreditam que o marketing digital é uma evolução do marketing tradicional, porque o intuito de se aproximar do consumidor permanece; o que muda é a forma como a informação chega até o consumidor e como a mensagem é produzida, basicamente.

A abordagem usada no marketing digital

O produto (ou serviço) também possui canais e meios especiais de chegar até o consumidor, porém, alguns fatores precisam ser considerados ao analisar como essa aproximação acontece. O primeiro ponto em questão é a interatividade que o marketing digital oferece.

A abordagem usada no marketing digital é bem voltada para o conteúdo, onde o consumidor se aproxima da marca e do produto, de uma forma que ele conheça as vantagens e benefícios daquilo, criando não apenas o desejo de consumir, mas um vínculo emocional e racional. Há o estabelecimento de um relacionamento, normalmente, de médio a longo prazo.

O mais comum é utilizar os meios tecnológicos e digitais, como as mídias sociais, o chamado e-mail marketing, publicidade paga no Google AdWords e Facebook Ads, blogs com publicações de materiais ricos, entre tantas outras possibilidades.

A maneira como o produto chega até o consumidor final é diferente do marketing tradicional. Quando falamos do meio digital, o item a ser comprado pode estar escamoteado em meio às publicações on-line ou diretamente exposto em um catálogo on-line, em formato de loja virtual ou marketplace — onde o consumidor faz sua escolha, finaliza a compra virtualmente e recebe o produto sem sair de casa.

O marketing tradicional e o digital podem jogar separadamente ou serem complementares. Isso dependerá dos resultados que a sua empresa pretende alcançar, bem como do público e recursos de que dispõe. Vale dizer que, usualmente, uma campanha de marketing digital sai bem mais em conta do que uma aposta tradicional.

Quer saber mais sobre como ter grande sucesso com o marketing digital? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo valioso em primeira mão!


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page