Email Marketing: 4 dicas para aumentar a retenção de clientes
Você sabia que é mais barato e eficiente manter um cliente existente do que conquistar um novo? Pois é, além disso, um cliente fiel e satisfeito vende sua empresa para outras pessoas também, e essa indicação pode ser um cliente conquistado a custo zero. Uma ótima maneira de trabalhar a retenção de clientes é utilizando o e-mail marketing.
O marketing digital está cada vez mais presente nas estratégias das organizações com suas ferramentas de fácil utilização. Uma das mais eficientes é o e-mail marketing devido ao poder que possui de alcançar centenas de milhares pessoas sem sair da cadeira.
Mas isso deve ser feito de forma estratégica e profissional, para que o resultado seja alcançado e você consiga fidelizar seus clientes. Se você está procurando aumentar a fidelização de sua carteira de clientes por meio do e-mail marketing, confira as nossas dicas!
Conheça bem o perfil de seu cliente
Para a criação de campanhas online, como anúncio no facebook ou google adwords, é necessário conhecer muito bem quem é o seu público-alvo, quais são os seus gostos, produtos que costuma comprar, idade, etc.
O primeiro passo para começar a reter seus clientes por meio do e-mail marketing é saber com quem e para quem você estará falando, pois influencia totalmente na forma com que o e-mail será utilizado.
Construa um relacionamento com o cliente
Muitas pessoas gostam de dar opinião sobre o produto, serviço que compra, assim como expressar seu sentimento perante ao atendimento e a empresa. Por isso, o uso do e-mail marketing pode construir este relacionamento com seus consumidores.
Envie suas novidades, pergunte o que achou da última compra, entregue conteúdo sobre os produtos que ele comprou. O objetivo é se aproximar do cliente e fazer com que ele lembre-se da sua empresa, saiba que você está ali para ajudá-lo. Um e-mail a cada 15 dias já é um bom começo.
Descubra os problemas da sua empresa
Você já pensou em criar uma pesquisa de satisfação? Sabia que há ferramentas gratuitas para isso? Por meio de uma campanha de e-mail você pode pedir o feedback de seus clientes a respeito da sua empresa, produtos e serviços que presta.
Uma estratégia muito utilizada é sortear um brinde ou vale-compras entre os participantes. O importante é receber a resposta do maior número possível de clientes, pois por meio das respostas você vai perceber os pontos que precisa melhorar, além de criar um sentimento de cooperação em seus clientes, o que pode aumentar a fidelização deles com sua empresa.
Gere novas vendas com o e-mail marketing
Apesar de muitos falarem que o e-mail marketing é passado, as estatísticas apontam que as pessoas ainda compram e se fidelizam por meio dos e-mails que recebem:
Usuário tem 3x mais vontade de comprar por e-mail que pelo Facebook;
O ROI do e-mail marketing é em média 4.100%, ou seja, para cada R$1 investido, o retorno é de R$41. Essa média supera as mídias sociais.
Percebeu o poder que o e-mail marketing tem para ajudar na retenção de clientes?
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