Estratégias de e-mail marketing: 4 erros que prejudicam sua campanha!


O e-mail marketing é uma ferramenta de capaz de gerar ótimos resultados para qualquer empresa. Para você ter uma ideia do potencial de negócios que as estratégias de e-mail marketing podem gerar para sua empresa, 72% dos consumidores preferem receber comunicados e promoções das empresas por meio de e-mail.

Além disso, 44% dos destinatários de e-mail realizaram, ao menos, uma compra influenciados por um e-mail promocional. Números tão impressionantes mostram a importância do e-mail marketing para sua empresa. Por isso, é preciso que você crie suas estratégias com muito cuidado, buscando colher os melhores resultados para sua organização.

E, para evitar que você cometa erros que prejudiquem os resultados de suas estratégias de e-mail marketing, listamos neste artigo quatro equívocos cometidos por muitos profissionais e que podem impedir a sua campanha de prosperar. Confira!

1. Comprar listas de e-mail

Com a expectativa de aumentar o alcance de suas campanhas de e-mail marketing, muitos profissionais optam por comprar listas de e-mail, esperando conquistar um número maior de clientes por meio de suas campanhas.

Mas enviar e-mails para pessoas que não deram permissão para sua empresa entrar em contato com elas é uma prática de spam e isso por si só coloca em xeque os resultados de sua campanha. E, além de ser uma prática de spam, muitos dos e-mails destas listas adquiridas prontas são inválidos ou inativos, prejudicando toda a sua taxa de conversão.

Para piorar, comprando uma lista de e-mail, você fará contato com muitas pessoas que não têm interesse nos produtos e serviços de sua empresa, tornando sua estratégia menos eficiente e gerando gastos desnecessários com o envio de mensagens.

Por isso, o ideal é que você construa sua lista de e-mails aos poucos, conquistando contatos reais de clientes em potencial de sua empresa.

2. Não segmentar suas campanhas em suas estratégias de e-mail marketing

Outro erro comum em estratégias de e-mail marketing é o envio de mensagens para todos os usuários cadastrados em seu mailing, sem se preocupar com a segmentação dos destinatários.

Fazendo isso, você reduz o potencial de suas estratégias. O ideal é que você segmente suas mensagens de acordo com os interesses dos seus clientes ou até mesmo pelo estágio em que eles se encontram no funil de vendas de sua empresa.

Assim, você vai criar mensagens mais atraentes e que vão atender aos anseios de cada cliente, aumentando a eficiência de suas estratégias de e-mail marketing.

3. Criar e-mails usando apenas imagens

Ainda hoje é muito comum ver empresas enviando apenas imagens em suas campanhas de e-mail marketing. Isso pode parecer uma boa ideia, pois, usando as imagens, fica mais fácil criar e-mails com um visual mais atraente e diferenciado, prendendo a atenção do usuário.

Porém e-mails criados apenas com imagens são mais pesados, fazendo com que o tempo de carregamento seja maior, principalmente se usarem conexão móvel. E quanto mais demorar a carregar suas mensagens, maiores as chances de o cliente desistir de ver o seu conteúdo.

Além disso, muitos servidores de e-mail enviam mensagens com apenas e-mails diretamente para a caixa de spam, atrapalhando os resultados de sua campanha. Por esse motivo, o ideal é que você crie e-mails mesclando o uso de imagens com os textos, melhorando a experiência do usuário e evitando que seus e-mails sejam marcados como spam.

4. Usar vários CTAs em um mesmo e-mail

O CTA é um dos elementos mais importantes nas estratégias de e-mail marketing, pois ele é quem vai dizer para o destinatário o que fazer após receber a sua mensagem. E, quando você utiliza vários CTAs em um mesmo e-mail, você atrapalha a experiência de seu cliente, que terá dificuldades para entender o que ele precisa fazer e quais as opções que ele tem disponíveis.

Assim, o ideal é que cada e-mail enviado por você tenha um objetivo específico e que o CTA destaque os benefícios e vantagens que seu cliente terá ao clicar em seu CTA. Observando este detalhe, você terá ainda mais sucesso em suas campanhas de e-mail marketing, aumentando o ROI de sua estratégia de marketing online.

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