top of page

Hospedagem para e-commerce: o que eu preciso saber?


A hospedagem para e-commerce é um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma loja virtual, e uma escolha errada pode colocar em xeque todo o trabalho para a criação do negócio. Isso porque o provedor de hospedagem é o responsável por manter a loja virtual no ar e garantir a estabilidade da página ao receber várias visitas simultâneas, dentre outras características.

E, para ajudar você a vender mais em seu e-commerce, vamos ensinar você a escolher a hospedagem para e-commerce ideal para seu negócio. Confira!

Para que serve a hospedagem para e-commerce?

O serviço de hospedagem é o responsável por armazenar todos os arquivos de sua loja virtual. Suas imagens, seus códigos, seus vídeos e até mesmo a sua plataforma para e-commerce responsável pela gestão de sua loja virtual são armazenados no serviço de hospedagem.

Sem contar com um serviço de hospedagem, é impossível manter a sua loja virtual no ar. Por isso, você deverá escolher a melhor opção para seu e-commerce.

Como escolher uma boa hospedagem para e-commerce?

Ao contratar um serviço de hospedagem para sua loja virtual, é preciso avaliar as seguintes características:

1. A capacidade técnica do provedor de hospedagem

Os provedores de hospedagem possuem uma capacidade de processamento limitada. Por isso, você precisa verificar se o servidor que você vai contratar é capaz de suportar a plataforma para e-commerce usada em sua loja virtual.

Caso contrário, a velocidade de carregamento, a estabilidade do e-commerce e a experiência do usuário serão prejudicadas.

2. O suporte oferecido pelo provedor de hospedagem

Antes de escolher o provedor de hospedagem para seu e-commerce, é muito importante que você avalie o suporte que será oferecido para sua loja virtual.

Isso porque é comum que exista a necessidade de realizar ajustes no banco de dados e de corrigir possíveis falhas que possam acontecer, e um bom suporte poderá ajudar nesta tarefa.

3. O custo-benefício do servidor de hospedagem

Contratar um serviço de hospedagem para sua loja virtual tem um custo, e é essencial desconfiar de valores muito abaixo da média do mercado.

E entre as várias opções disponíveis, é muito importante que você avalie as que oferecem a melhor relação entre custo e benefício. Isso dependerá do volume de tráfego que você recebe em sua loja virtual e dos pré-requisitos do sistema de gerenciamento de seu e-commerce.

Quais são os tipos de hospedagem para e-commerce?

Atualmente, existem três tipos de hospedagem para e-commerce, cada um com suas vantagens e desvantagens.

1. A hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é, sem dúvidas, a opção mais barata para manter a sua loja virtual no ar. Isso porque são armazenados no mesmo servidor vários sites ao mesmo tempo.

Porém, isso tem um risco: como são vários sites em um mesmo servidor, caso um deles sofra algum tipo de ataque ou receba um volume de visitas muito acima da média, todos os outros sites poderão ser prejudicados — inclusive a sua loja virtual.

Isso poderá fazer com que sua loja virtual fique fora do ar e, assim, prejudicar a reputação de sua marca.

2. A hospedagem dedicada
A hospedagem dedicada é uma ótima opção para quem não quer correr os riscos de uma hospedagem compartilhada. Nela, sua loja virtual terá um servidor exclusivo para mantê-lo no ar, evitando assim as instabilidades e outros problemas comuns de uma hospedagem compartilhada.

Esta exclusividade tem um custo, porém vale a pena investir em uma boa hospedagem dedicada para garantir a segurança e a estabilidade de seu e-commerce.

3. A hospedagem inhouse

Este é um tipo de hospedagem não muito popular, principalmente por seus custos de implantação e de manutenção.

Em um serviço de hospedagem inhouse, a hospedagem é realizada dentro de sua empresa. Sua loja virtual será responsável por adquirir os equipamentos necessários e por mantê-los funcionando durante todo o período.

Por ter custos de manutenção muito altos e exigir um nível de conhecimento técnico muito específico, este é um tipo de hospedagem recomendado apenas para os grandes players do mercado.

Ainda tem alguma dúvida sobre hospedagem para e-commerce? Agende um horário com um de nossos especialistas, clique aqui!


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page