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Análise de concorrência digital: descubra como usá-la em suas estratégias


Uma das principais vantagens do marketing digital é a sua facilidade em conseguir informações e monitorar resultados, seja os de sua empresa ou de seus concorrentes. Existem diversas ferramentas de que te ajudam a descobrir onde seus concorrentes estão errando e acertando. Utilizar isso a seu favor é estar um passo a frente em um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse post você vai descobrir como a análise de concorrência pode otimizar seus resultados digitais. Confira:

Por que fazer análise de concorrência?

Sua empresa e seus concorrentes competem pelo mesmo público, sendo assim, é estratégico saber o que o mercado está fazendo para conseguir os clientes que podem ser seus. Isso ajuda sua empresa a ter um melhor entendimento do mercado e a tomar decisões com base em informações mais sólidas.

O que deve ser monitorado?

Há muitas maneiras de encontrar dados de seus concorrentes na internet. Vamos a elas:

Os diferenciais competitivos

Entre no site de seu concorrente e liste seus diferenciais e as estratégias utilizadas para conquistar o cliente. Pense como um cliente e anote os pontos positivos e negativos da apresentação da empresa, focando em quais pontos chamam mais atenção.

As fontes de tráfego

O primeiro passo para desenvolver uma boa análise competitiva é descobrir exatamente quais as fontes de tráfego dos concorrentes. Existem basicamente 6 fontes principais:

  • Tráfego direto: quando o usuário digita a URL do site diretamente no navegador. Normalmente são potenciais clientes que já conhecem a empresa;

  • Link externo: outros sites que possuem links para o site de seu concorrente. Descobrir quais são esses sites é uma ótima oportunidade para conhecer melhor seu público e seus interesse;

  • Busca orgânica: é um indicador do nível de SEO. Acompanhar as palavras-chave utilizadas pode lhe ajudar a subir nos resultados do Google;

  • Links patrocinados: é uma ótima forma de descobrir quais tipos de publicidade paga dão melhores resultados;

  • Mídias sociais: é importante observar a presença de seus concorrentes nas redes sociais, a quantidade de seguidores, o engajamento, a estratégia e quanto de tráfego isso está trazendo para o site;

  • E-mail marketing: analise o tráfego através do e-mail. Se for bom, inscreva-se na newsletter dele para receber os e-mails e analisar o conteúdo!

Acompanhado esses dados você terá uma boa ideia geral de como seus concorrentes lidam com os clientes e conseguem visitantes, além de poder utilizar as informações coletadas para refinar sua própria estratégia.

As redes sociais

Não é simples monitorar a social media, mas existem ferramentas que auxiliam nessa tarefa. Mensure a presença em cada rede social — como a frequência em que postam, quantas curtidas, comentários e compartilhamentos recebem — e o impacto que ela tem no tráfego do concorrente para descobrir quais redes sociais geram mais acessos.

As buscas no Google

Monitore as posições de seu concorrente na busca orgânica para descobrir quais palavras-chave estão sendo utilizadas e use isso para melhorar o seu próprio SEO. Outra vantagem é a possibilidade de usar essas palavras-chave para investir em links patrocinados.

Os canais de anúncio

É possível aprender muito descobrindo onde seus concorrentes compram anúncios e o porquê. Você também pode avaliar a qualidade dos anúncios e quais plataformas estão recebendo mais investimento. O segredo do sucesso de seus concorrentes pode estar em campanhas de AdWords ou no Facebook Ads, por exemplo.

Os serviços e o atendimento

Ligar para os concorrentes é uma maneira mais direta de analisar a qualidade do atendimento e perguntar sobre os serviços. Em poucos minutos você terá muitas informações sobre a forma como os concorrentes se relacionam com clientes e a maneira que os serviços são oferecidos.

Depois de concluída, essa análise proporcionará uma visão mais ampla do mercado, com conhecimento das melhores e mais eficientes práticas para destacar sua empresa e alcançar resultados cada vez mais expressivos.


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