top of page

Conheça 9 ferramentas para fazer pesquisas de palavras-chave


O SEO brilha cada vez mais no marketing digital. Isso porque apenas produzir conteúdo bom e distribuí-lo nos canais certos não é mais o suficiente. É preciso que ele seja encontrável. Para poder aplicar o SEO, o primeiro passo é realizar boas pesquisas de palavras-chave.

A ferramenta mais popular e utilizada é a o Planejador de Palavras-Chave do Google. Além dela, existem outras ferramentas fantásticas que, não só apresentam boas sugestões e volumes de pesquisas, mas também são capazes de ir além, descrevendo hábitos e tendências.

Neste artigo, elencamos as 9 principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave para impulsionar o seu marketing e fazer você sair à frente da concorrência. Confira abaixo!

1. Keyword Planner

É a ferramenta mais utilizada para pesquisas de palavras-chave. Ela é uma excelente maneira de encontrar novas palavras-chave, mas há um 'porém'. Segundo a Yoast, os dados do volume de pesquisa dela são úteis apenas para keywords a serem usadas em anúncios. Portanto, esta ferramenta não deve servir como parâmetro principal, já que estes volumes são pouco confiáveis.

2. Google Trends

Trata-se de uma ferramenta que vai além das sugestões de palavras-chave, baseadas em volume de pesquisa. Ela consegue mapear comportamentos de busca e trazer com precisão tendências e assuntos muito procurados pelo seu segmento. Com ela, é possível ver diferenças de pesquisas por região, além de identificar comportamentos sazonais.

3. SEMRush

Ajuda você a descobrir palavras-chave orgânicas e pagas que mais têm apresentado resultados de seus concorrentes. Há duas maneiras de pesquisar. Na primeira, você insere o domínio de seu concorrente e consegue verificar quais as principais palavras-chave dele.

Na segunda, você consegue identificar palavras-chave muito importantes para o seu negócio e verificar quais as empresas que mais se destacam com ela.

A ferramenta também funciona como uma excelente maneira de fazer um diagnóstico de SEO do seu site.

4. Keywordtool.io

É uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que conquista simpatia pela sua simplicidade. Com ela, a tarefa de escolher novas palavras-chave fica bem fácil: basta inserir uma palavra, que a ferramenta sugere outras keywords diversas, referentes ao mesmo assunto.

Ela ainda apresenta resultados de outros buscadores como Bing e Amazon. Apesar de apresentar um bom volume de palavras-chave, dados como volumes de pesquisa e CPC estão acessíveis apenas para planos pagos.

5. Wordtracker

Esta é outra ferramenta maravilhosa que revela palavras-chave de alto desempenho em minutos! Também possui uma interface muito fácil de usar. Ela mostra o que as pessoas estão procurando e oferece uma infinidade de sugestões de palavras-chave. Calcula ainda o nível de concorrência que você poderá vir a enfrentar por cada termo que está selecionando.

6. Ubersuggest

Ela usa o Google Suggest e demais serviços de sugestão. Ao pesquisar, você terá disponível milhares de ideias de palavras-chave, todas oriundas de consultas de usuários reais. Ele também oferece resultados para imagens, notícias, compras, vídeo e receitas.

7. Moz

Apresenta os 10 melhores rankings para qualquer palavra-chave e atribui à ela uma nota de dificuldade, com base nas páginas bem classificadas para o termo em questão. Essa ferramenta é excelente para criar uma ideia real do volume de trabalho que a sua empresa terá para se posicionar bem com a palavra escolhida.

8. KeywordSpy

Rastreia todas as atividades de busca em qualquer setor. Além disso, a ferramenta possibilita análise de marketing, inteligência de SEO, visualizar as palavras-chave dos concorrentes, além de outras informações sempre muito valiosas.

9. Advanced Web Ranking

Oferece uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave que traz dados do Google AdWords, Google API Webmaster, Google Trends, Google Suggest, 7Search, SEMRush, Wordtracker e Yahoo API. Trata-se de uma ferramenta que une as melhores pesquisas em um só lugar, dando alta eficácia e poder na definição das melhores palavras-chave.

Estas ferramentas para pesquisas de palavras-chave irão lhe ajudar a criar uma lista robusta e eficiente de termos a serem usados em sua estratégia de marketing digital.

Elas também serão úteis na orientação do seu conteúdo e te darão bons insights sobre o comportamento online de seus clientes, fortalecendo sua presença digital.

Fique por dentro de ótimas dicas sobre marketing digital e pesquisas de palavras-chave assinando a nossa newsletter!


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page