Como utilizar o teste A/B para melhorar minha estratégia de e-mail marketing?


Quando pensamos no marketing digital, uma das primeiras coisas que acabam vindo à mente é a possibilidade de mensurar resultados de forma mais precisa, identificando as melhores oportunidades. Pois bem, considerando essa característica, há uma ferramenta fundamental para empresas que querem otimizar a conversão e aumentar o número de vendas: o teste A/B.

Muitos empresários ainda consideram as fases de teste como sendo “desperdício” de investimento. O que acontece é que poucos entendem os reais benefícios por trás da realização de pequenos testes e adaptações em todas as ações de comunicação e conversão dentro da empresa.

Quer saber mais? Acompanhe esse conteúdo exclusivo que preparamos para você!

O que é teste A/B?

O teste A/B é uma análise realizada por meio da comparação de resultados distintos obtidos com pequenas variações em elementos, como botões de Call to Action (CTA), frases de CTA, posicionamento de botões, cores dos botões, modelo de layout, modelo de imagem etc.

Essas versões distintas aparecem de forma aleatória para os usuários, sem que eles saibam que estão fazendo parte de um pequeno teste. A partir daí, analisamos os resultados com base nos comportamentos de cada uma dessas pessoas, conferindo aqueles que realmente tiveram mais conversão e os que apresentam um rendimento pior para empresa.

Como realizar um teste A/B?

A realização do teste A/B é bem simples. Trata-se da criação de duas versões de um conteúdo, que serão analisadas de acordo com sua performance. O fato de ter uma única variante torna a mensuração e o entendimento dos resultados mais fáceis.

Um dos maiores erros para quem está começando a fazer testes A/B é criar duas páginas completamente diferentes para testes. No fim das contas, não conseguimos identificar, nesse modelo, qual delas trouxe mais resultado para o negócio.

Com o elemento variável definido e as duas páginas criadas, é hora de liberá-las na web. As páginas aparecerão de forma aleatória para o usuário, fazendo com que ele conduza a ação na página normalmente sem saber que está fazendo parte de um teste.

Assim, vamos conseguir identificar quais páginas levaram mais visitantes à conversão realizada pela sua empresa, e como o elemento variável foi capaz de influenciar nesse quesito.

Como analisar os resultados do teste A/B?

Os resultados são analisados de acordo com as páginas contendo as variações de elementos. Há quem opte por fazer um teste com até três opções de variação, e a mensuração dos resultados é feita de acordo com cada uma dessas páginas.

Existem algumas ferramentas que também podem ajudar no desenvolvimento da sua página: programas como CrazyEgg e Hotjar permitem acompanhar o mapa de calor e caminho do usuário dentro do seu site ou blog. Isso o ajudará a entender como ele se comporta e que tipo de elementos você precisa variar dentro dos seus testes.

Como o teste A/B pode melhorar minha estratégia de e-mail marketing?

Quando pensamos no desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing, os testes A/B são uma excelente opção para melhorar a taxa de conversão. Grande parte dos e-mails enviados por empresas possuem uma chamada clara de conversão, seja acessar um conteúdo externo ou comprar algum produto ou serviço.

Por isso, quando for encaminhar um e-mail com foco em algum tipo de conversão, é interessante fazer alguns testes (como texto do CTA e cor do botão, por exemplo).

Esses testes o ajudarão a entender como o seu público se comporta, que tipo de CTA chama mais a atenção e, com isso, como otimizar as conversões das suas campanhas de e-mail marketing.

E não para por aí. Quando pensamos em um e-mail marketing de venda, é possível fazer algumas variações em cores do layout, posicionamento dos produtos e abordagem em cada um deles. O céu é o limite para quem está testando todas as possibilidades do teste A/B.

A maior vantagem? Com a realização desses pequenos testes, é possível identificar os melhores elementos de conversão para o seu público. A partir daí, ficará mais fácil identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.

Com o tempo, todo o investimento no teste A/B passa a ser compensado automaticamente, refletindo diretamente no aumento considerável de conversões!

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais!

Ficou com alguma duvida? Entre em contato com nossos especialistas, e fique por dentro de tudo: Clique aqui


Featured Posts
Recent Posts

Agência Afiliada