Como melhorar a experiência do usuário de Marketing Digital?

Canais essenciais para o marketing digital como sites corporativos, redes sociais, e-commerces e blogs são as vitrines das marcas na web. Tais canais oferecem ao cliente uma experiência significativa com a marca — e sabemos que, se tal experiência não for boa, muitos podem desistir da compra imediatamente, antes até de se informarem sobre fatores como a qualidade do produto, o atendimento ou o preço.

Em outras palavras, garantir uma excelente experiência do usuário com a sua marca por meio do marketing digital é o primeiro passo para desenvolver um bom relacionamento com o cliente e aumentar as chances de conquistá-lo.

Aqui, estão seis dicas para uma melhor experiência do usuário. Confira!

Eliminar o "lixo digital"

Uma pesquisa realizada nos EUA pelo Interactive Advertising Bureau (Agência de Anúncios Interativos) determinou que o lixo digital foi apontado como maior obstáculo a uma boa experiência do usuário.

Esse lixo corresponde a anúncios digitais excessivos e mal elaborados, que deixam a página confusa, com informação demais. Para melhorar a experiência, as marcas devem apostar em um design mais limpo, para que o usuário possa se concentrar naquilo que é realmente importante.

Criar um design atraente

Um design limpo não significa, de maneira alguma, pobre. Aliás, este é um erro comum.

Um dos maiores motivos para um usuário desconfiar da idoneidade do site (e da empresa) é um problema em seu design. Se o design tiver baixa qualidade, é provável que mais da metade vão sair do site.

Pense que a aparência do seu site para os usuários é tão importante quanto a aparência de um vendedor na hora de visitar o cliente. Contrate uma equipe profissional para fazer um site otimizado, de alta qualidade e alinhado com a identidade de sua marca.

Buscar a responsividade

O chamado "design responsivo" é aquele que se adapta automaticamente às características do aparelho em que o usuário está usando para visualizar o conteúdo — seja um computador, um tablet ou um smartphone.

Atualmente, os usuários acessam mais a internet a partir de aparelhos móveis do que de computadores tradicionais. Também há uma tendência crescente nas compras por meio de smartphones e tablets. Portanto, responsividade é essencial para que estes usuários tenham a melhor experiência.

Promover uma navegação facilitada

Se o usuário não conseguir navegar pelo seu site com facilidade, ele irá sair e procurar conteúdo em outro lugar. Para evitar que isso aconteça, você pode criar um bom mapa do site, que demonstre o fluxo de navegação.

Também é importante que, ao inserir links, você descreva claramente aonde eles levam — e siga essa descrição. Nada de incluir um link que supostamente leva ao download de um e-book mas, na verdade, leva a uma página de vendas.

Contornar o Erro 404

O Erro 404 - Página não encontrada é muito comum. Aliás, é quase inevitável, já que um site atualizado de maneira frequente pode, eventualmente, ter um link incorreto ou uma página removida. Não há motivos para se preocupar com isso, mas é preciso contornar a situação de uma maneira que não frustre o usuário.

Uma boa sugestão é modificar a página e a mensagem de erro. Procure utilizar uma mensagem divertida, ou até uma imagem personalizada. Outra ideia inteligente é deixar um e-mail de contato, para que o usuário comunique o erro à sua equipe e receba o conteúdo que está procurando.

Chamar o usuário à ação

Em inglês, chamamos isso de "call to action", ou CTA. Ele é a meta principal do marketing digital. É um apelo para que o usuário se engaje mais com sua empresa, por exemplo, registrando o e-mail em uma newsletter ou até comprando seu produto.

Muitas vezes, o usuário está pronto para realizar este engajamento, mas não encontra o CTA. Por isso, é importante que botões ou links fiquem destacados, facilitando a conclusão da interação entre o usuário e o seu marketing digital.

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