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Como usar o marketing digital para gerar leads?


O uso da internet como ferramenta de divulgação é uma das melhores maneiras de fortalecer sua marca no mercado e aumentar sua presença no dia a dia do consumidor. Além disso, usar o marketing digital para gerar leads — ou seja, contatos qualificados — tem dado grandes resultados para empresas de todos os segmentos.

Mas isso não significa que seja fácil obter o contato das pessoas. Para que elas se interessem em deixar informações pessoais, como o nome e e-mail, você deve oferecer informações de alta qualidade, seja na forma de áudio, de vídeo ou até de e-books.

Abaixo mostramos um passo a passo que você deve seguir para criar esse tipo de conteúdo. Assim, você poderá começar ainda hoje a preparar os seus materiais com o objetivo de gerar leads. Veja só:

Definição do público

É extremamente importante que você direcione suas campanhas e, consequentemente, seu dinheiro para atingir as pessoas que tem maior probabilidade de se interessar pelo seu produto.

Antes de definir sua persona ou seu cliente ideal, faça uma pesquisa de mercado envolvendo gênero, idade, tipos de mídias mais utilizadas (como vídeo, por exemplo) e principais interesses.

Conhecendo essas características, você pode começar a preparar conteúdos que solucionem um problema ou que informem melhor o seu público.

Tipos de conteúdo

Para que o público reconheça você como autoridade e sinta vontade de deixar mais informações — como nome, e-mail e telefone —, você pode criar diversos tipos de conteúdos. Esses materiais são chamados de iscas ou recompensas digitais, e buscam despertar a curiosidade, educar e começar a criar uma relação mais próxima com a sua audiência.

Os modelos de recompensas digitais mais utilizados são:

E-books

Esse tipo de material exige conhecimento e uma boa dose de dedicação, uma vez que as pessoas esperam que o conteúdo tenha profundidade. Entretanto, depois que o material estiver pronto, por mais que eventualmente você tenha que atualizar alguns dados, ele pode ser utilizado durante muito tempo.

Infográficos

É um material de fácil visualização, geralmente em formato de imagem ou ilustração, e bastante adorado pelas pessoas. Porém, para criar esse tipo de conteúdo, você precisa buscar fontes confiáveis de informação. A arte visual do infográfico também ajuda na geração de leads.

Planilhas

São um tipo de material muito útil para seus potenciais clientes e costumam ter aplicação prática no dia a dia, como controle de custos e planejamento de estratégias. A grande vantagem é que o seu público terá um contato constante com o material e, consequentemente, com a sua marca.

As melhores planilhas são aquelas que resolvem problemas, como cálculos, comandos ou outras situações que a lead possivelmente não resolveria sozinha de maneira rápida.

Tutoriais

As pessoas geralmente demonstram muito engajamento com conteúdos em vídeo. Os tutoriais ou minicursos, por mais trabalhosos que sejam na hora de criar, costumam atrair uma audiência mais qualificada e mais disposta a comprar de você.

Podcasts

Este é um modelo muito praticado atualmente, além de ser uma ótima forma de interação, já que as pessoas podem ouvir a sua voz. Geralmente, a praticidade do "consumo" do conteúdo é um dos principais motivos das pessoas adotarem esse tipo de mídia. É interessante deixar o material também disponível para download.

A criação dos mais diversos conteúdos de marketing digital para gerar leads vai depender do estudo do seu público-alvo. Quanto mais opções adequadas e de qualidade você tiver, mais chances terá de aumentar as suas listas de contatos e, de forma indireta, aumentar seu faturamento.

Você utiliza alguns desses métodos do marketing digital para gerar leads no seu negócio? Que tal investir na criação de conteúdo de qualidade para o seu negócio?


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