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Como investir em Links Patrocinados para e-commerce?


O marketing digital é fundamental para qualquer empresa que queira atingir bons resultados na internet. Quando falamos nas empresas de comércio eletrônico, essa lógica fica ainda mais evidente, já que toda a operação do negócio está inserida no ambiente on-line, e o único canal de vendas disponível é digital.

Se pensarmos que toda compra começa com uma busca no Google, então fica fácil entender que investir para garantir um bom posicionamento no buscador é um dos passos fundamentais para uma boa estratégia demarketing digital.

Neste post vamos mostrar o que são os links patrocinados do Google, por que eles são importantes para a sua loja e como você pode começar hoje mesmo suas campanhas.

O que são links patrocinados?

Links patrocinados são os anúncios exibidos nas páginas de resultados do Google, promovidos pela ferramenta de publicidade do buscador, o Google Adwords.

Por meio dessa plataforma, as empresas podem escolher determinadas palavras-chave para mostrar seus anúncios na busca. Assim, toda vez que um usuário fizer uma busca por aquela palavra, o anunciante entra em um leilão para ter a chance de mostrar o seu anúncio para aquele usuário.

Por exemplo, se você configurar uma de suas campanhas de links patrocinados para a palavra-chave "bola de futebol", toda vez que alguém fizer essa busca você tem a chance de ter seu anúncio exibido.

Por que eles são importantes para o e-commerce?

Falando sobre marketing digital, os links patrocinados estão entre as principais estratégias quando a intenção da empresa é aumentar as vendas. Se estamos falando sobre e-commerce, então essa lógica faz ainda mais sentido. Se pensarmos nos dois principais canais digitais acessados pelas pessoas diariamente - redes sociais e Google -, qual deles o usuário acessa para comprar alguma coisa? Justamente por isso faz muito sentido uma loja virtual investir nos links patrocinados.

Além disso, as possibilidades de segmentação de audiência das campanhas por meio de palavras-chave faz todo sentido para a realidade de um negócio como esse.

Normalmente, as lojas virtuais têm diversos produtos diferentes que precisam ser divulgados para o público. Para ter um posicionamento no Google, um dos caminhos seria o investimento em conteúdo, o que se tornaria inviável pela quantidade de produtos.

Os links patrocinados se tornam a melhor opção para os lojistas virtuais porque, pela segmentação por palavras-chave, eles conseguem criar campanhas que vão atingir o público-alvo justamente na hora em que a pessoa está buscando aquele produto.

Como começar a investir em links patrocinados?

Assim como qualquer campanha de marketing digital, o primeiro passo para começar a trabalhar com links patrocinados é a definição de um objetivo claro. Dê preferência a um objetivo que tenha uma métrica diretamente relacionada, pois depois ficará muito mais fácil mensurar o resultado da iniciativa. Boas ideias de objetivos de campanha podem ser o aumento das vendas do determinado produto - ou categoria de produtos - em x% ou R$ x.

Tendo definido o objetivo, partimos para a segmentação do público, trabalho que vai gerar a lista de palavras-chave em que você vai investir. O raciocínio é simples: se você fosse um cliente e estivesse buscando um produto na linha do que vende, quais seriam suas possíveis buscas no Google? Procure pensar em todas as possibilidades, inclusive as mais improváveis.

Só então vem a parte prática, quando você vai definir o orçamento semanal com base nas sugestões de lance que a plataforma vai dar para aquelas palavras, e, a partir disso, configurar as campanhas com os textos, links etc. Depois seu trabalho vai ser de acompanhar as métricas específicas sobre o resultado da campanha - taxa de conversão, CTR, índice de qualidade etc. - e também sobre aquela que mencionamos e que tem ligação direta com o objetivo que você definiu.


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