Site Responsivo x Mobile: você entende as diferenças?


A tecnologia mobile cresceu muito e hoje os acessos por ela superam os acessos via desktop. É evidente que os sites devem estar preparados para atender a demanda mobile cada vez maior. E, ao criar um site que possa ser exibido em smartphones e tablets, deve-se optar entre site responsivo e site mobile.

Este artigo irá explicar o que é cada um deles, bem quais suas vantagens e desvantagens. Isso irá ajudar as empresas a terem clareza na sua decisão de construir sites, como também a ter sucesso no ecossistema mobile. Confira!

O que é um site mobile?

Os sites normalmente eram criados apenas para PCs tradicionais, como notebooks e desktops. Com isso, os elementos eram projetados para telas grandes, prejudicando o acesso por meio de smartphones, por exemplo.

Assim, muitas empresas começaram a buscar opções para que seus clientes pudessem acessar os sites por meio dos celulares. Uma das soluções encontradas foi a construção de apps, ou ainda, sites mobiles.

Este tipo de site, cada vez mais popular, é a construção de um site novo que possa ser acessado apenas por dispositivos móveis. A grande vantagem é que o design dele é totalmente orientado para a navegação mobile, tornando a experiência de uso mais agradável que as demais.

Também pode oferecer funções exclusivas para os usuários mobile, como faz o app do Banco do Brasil, cuja versão mobile oferece até leitor de código de barras, função exclusiva do app. A desvantagem deste tipo de app é que é mais difícil atualizar, já que são duas fontes para alimentar com conteúdo. Como exemplo, confira três tipos de sites muito adequados para o mobile:

  • E-commerces;

  • Internet Bank;

  • Sites que ofereçam funcionalidades (contador de calorias, controle financeiro, e-mail etc).

O que é um site responsivo?

Basicamente, o site responsivo é a metodologia que recomenda a concepção e implementação de um site que responde e se adapta ao comportamento do usuário e ao ambiente em que ele é exibido. Trata-se de um site que pode ser perfeitamente visualizado em qualquer dispositivo e tamanho de tela.

Um site responsivo é construído para ter um bom design em qualquer tela, e a grande vantagem dele está no custo de atualização. Ao atualizar o site web, por exemplo, essa atualização estará disponível para todos os usuários imediatamente. Também fornece um SEO melhor do que o site mobile. A desvantagem é que ele perde a possibilidade de funcionalidades exclusivas para os usuários.

Usualmente, design responsivo é mais adequado para páginas web cujo maior valor de entrega seja informação. Como exemplo, confira três tipos de sites muito adequados para o site responsivo:

  • Websites / Sites blog corporativo;

  • Mídia / Notícias Locais;

  • Serviços baseados em localização.

Qual é mais vantajoso, afinal?

Devido às diferenças na tecnologia, tanto o site responsivo como o site mobile possuem grandes vantagens de acordo com as necessidades e modelos de negócio. Ao optar por um ou por outro, deve-se ter em mente a experiência de uso do cliente. Ele vai precisar realizar alguma ação como compras ou cálculos? Então um site mobile pode ser uma opção melhor. Ele vai se informar, pesquisar e ler? Um site responsivo pode atender melhor a essas necessidades.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Featured Posts
Recent Posts

Agência Afiliada