Marketing Online x Offline: como integrá-los para otimizar resultados?


Muitos empresários se sentem ameaçados quando surge uma tecnologia com predisposição para mudar as regras do jogo. Isso aconteceu com os empresários do mercado editorial em 2007, com o lançamento do primeiro livro digital.

Se você, assim como eles, ainda torce o nariz para o marketing online ou não acredita que o offline sirva para a sua empresa, então leia este artigo e entenda porque você pode — e deve — integrar os dois.

Aproximando o consumidor

Um dos motivos que atrai um consumidor para a sua empresa é a possibilidade de contribuir com a sociedade. O seu produto ou serviço precisa estar vinculado a algo que vá além do lucro financeiro.

Para isso, não pense que um comprovante de depósito é o bastante. As pessoas valorizam ações mais humanizadas, em que a empresa assume a linha de frente criando uma instituição de caridade ou realizando sorteios de seus produtos e serviços entre ONG's, para citar alguns exemplos.

Mas como fazer essa informação se espalhar? Por meio de matérias jornalísticas que tenham como destaque o seu projeto, por exemplo. O impacto dessa veiculação resultará em histórias positivas para serem compartilhadas nas redes sociais e, o mais importante, atrairá consumidores dispostos a procurarem por você por conta própria.

Criando laços

Uma propaganda televisiva pode chamar a atenção do seu público-alvo, mas talvez seja passageiro. Um e-mail de agradecimento corre o risco de passar despercebido pelo consumidor. Como cativar esse público e dar mais destaque para sua empresa?

A velha mala direta lhe ajudará nesse processo. Ao enviar produtos para o seu cliente, mande também uma carta ou um produto personalizado como forma de agradecimento e insira um call-to- action (CTA), incentivando uma visita ao site da empresa. Os itens físicos geram uma proximidade maior com seu consumidor, que se sente especial.

Também é possível ir pelo caminho inverso e conquistar a clientela partindo do marketing online. Ofereça nas redes sociais descontos periódicos nos seus produtos ou serviços. A isca para trazer a experiência do usuário para o mundo real é o prêmio, que deverá ser retirado diretamente na loja.

Personalizando a sua marca

Agora que você já sabe como intensificar a imagem da sua empresa, é hora de investir em você. Isso mesmo. É fundamental que o porta-voz seja conhecido por seu profissionalismo e pela capacidade de dividir sua experiência com o mundo.

Quando receber um convite para fazer uma palestra, aceite. Os eventos são ótimas oportunidades para você ficar cara a cara com o seu público-alvo. Isso dará mais personalidade à sua marca, principalmente se você puder trazer o assunto debatido para o universo online. Incentive os participantes a enviarem perguntas para serem respondidas na sua página no Twitter ou no Facebook, por exemplo.

Deu para perceber como o marketing online e o offline geram ainda mais resultados quando trabalham juntos? O futuro do marketing é construir um ambiente mais híbrido, em que as duas plataformas possam conviver harmoniosamente. Anote na sua agenda: a palavra-chave para o sucesso é “integração”.

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