Entenda a diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital


Com o avanço tecnológico e também o aumento progressivo da conexão digital, o trabalho com uma estratégia de marketing mais voltada para o mundo digital foi imprescindível. Em muitos aspectos e cenários, a antiga forma de divulgação e captação de clientes é importante e eficiente, sem falar que também existem campanhas que mesclam mecanismos de ambas as vertentes de estratégias de mercado.

Para saber qual seria o esquema que mais se aplica ao seu caso, seus objetivos e produtos, torna-se essencial entender em quais aspectos eles se diferenciam.

O marketing é fundamental para o sucesso de grande parte dos negócios, on-line ou não. Portanto, não erre a mão: entenda logo as principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital — e saiba como aproveitá-los:

O marketing tradicional

O intuito mais evidente do marketing é fazer com que a empresa conquiste novos clientes e ainda possa fidelizá-los, tudo isso por meio de um bom planejamento e de estratégias eficazes. A ideia mais básica do marketing tradicional é envolver uma comunicação direta, em que o relacionamento com o cliente possa ser direcionado.

A abordagem usada no marketing tradicional

A abordagem do marketing tradicional é feita de maneira mais direta, onde o consumidor ou cliente é fisgado por meio de publicidade e propaganda. A pesquisa de mercado é crucial para a definição das estratégias de marketing tradicional.

No marketing tradicional, o consumidor está mais próximo dos produtos em questão, o que pode criar barreiras geográficas. Ou seja, o mercado fica limitado à determinada região, de acordo com os objetivos de comunicação e o público atingido.

O produto chega até o consumidor também da forma tradicional, ou seja, nas prateleiras e em lojas físicas, por meio de comerciais de TV, impressões em jornais e revistas, cartazes, outdoor, panfletagem, entre outros meios e canais do tipo. Desse modo, a publicidade cria o desejo e a expectativa de comprar um produto e segue o caminho até o público-alvo, diversamente do que acontece com o marketing digital — que cria mecanismos para que alguém já interessado venha até o produto ou serviço.

O marketing digital

Muitos acreditam que o marketing digital é uma evolução do marketing tradicional, porque o intuito de se aproximar do consumidor permanece; o que muda é a forma como a informação chega até o consumidor e como a mensagem é produzida, basicamente.

A abordagem usada no marketing digital

O produto (ou serviço) também possui canais e meios especiais de chegar até o consumidor, porém, alguns fatores precisam ser considerados ao analisar como essa aproximação acontece. O primeiro ponto em questão é a interatividade que o marketing digital oferece.

A abordagem usada no marketing digital é bem voltada para o conteúdo, onde o consumidor se aproxima da marca e do produto, de uma forma que ele conheça as vantagens e benefícios daquilo, criando não apenas o desejo de consumir, mas um vínculo emocional e racional. Há o estabelecimento de um relacionamento, normalmente, de médio a longo prazo.

O mais comum é utilizar os meios tecnológicos e digitais, como as mídias sociais, o chamado e-mail marketing, publicidade paga no Google AdWords e Facebook Ads, blogs com publicações de materiais ricos, entre tantas outras possibilidades.

A maneira como o produto chega até o consumidor final é diferente do marketing tradicional. Quando falamos do meio digital, o item a ser comprado pode estar escamoteado em meio às publicações on-line ou diretamente exposto em um catálogo on-line, em formato de loja virtual ou marketplace — onde o consumidor faz sua escolha, finaliza a compra virtualmente e recebe o produto sem sair de casa.

O marketing tradicional e o digital podem jogar separadamente ou serem complementares. Isso dependerá dos resultados que a sua empresa pretende alcançar, bem como do público e recursos de que dispõe. Vale dizer que, usualmente, uma campanha de marketing digital sai bem mais em conta do que uma aposta tradicional.

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