Afinal, você sabe o que é Marketing Digital?


O marketing digital reúne uma enorme gama de possibilidades, e uma delas é a de ver o seu recém-criado produto ou serviço ganhando asas e conquistando o mundo.

Mas, afinal, você sabe o que é marketing digital? Além de aprender o que de fato é o marketing digital, também aprenda neste post as várias vantagens que acompanham a escolha dessa estratégia. Tenha uma ótima leitura!

O que é marketing digital?

Podemos definir o marketing digital como uma estratégia de marketing adaptada para a internet. Afinal, o espaço on-line é um excelente meio de comunicação. Por essa razão, cada vez mais os recursos financeiros usados no marketing tradicional estão sendo gradativamente direcionados para as plataformas on-line, e isso acontece porque existem vantagens na escolha do marketing digital. Veja algumas delas no decorrer deste post.

Métricas

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de se medir praticamente tudo: desde o número de visualizações, a quantidade de cliques em um anúncio, a taxa de rejeição — percentual que é calculado quando uma pessoa entra em uma única página do site e logo sai sem interagir com ela — e várias outras métricas essenciais.

Todas essas métricas são dados que podem ajudar a sua empresa a se organizar, planejar e com isso obter um bom retorno sobre o investimento. Da mesma forma, as métricas podem ajudá-lo a convencer a sua equipe sobre as vantagens do investimento em marketing digital.

Segmentação

As possibilidades de segmentação no marketing digital são enormes pelo fato de ser possível coletar uma gama imensa de dados sobre o seu público-alvo, principalmente através de landing pages (páginas de captura) e de formulários presentes no site.

Quando você conhece o seu público-alvo, fica muito mais fácil criar campanhas eficientes e, assim, entregar a ele um conteúdo personalizado que atenda às suas necessidades.

Resultados em tempo real

No marketing digital, você pode ver os resultados em tempo real e fazer os ajustes necessários no mesmo momento. Uma campanha do Google Adwords pode ser ajustada.

Você pode até mesmo testar diferentes landing pages e, a partir dos resultados, escolher aquela que está convertendo mais.

Viral

Tudo pode ser compartilhado na internet, como este post, vídeos, infográficos etc. Com apenas um clique, a mensagem da sua empresa é vista por um número inimaginável de pessoas, nos mais variados lugares do mundo. O alcance de uma estratégia de marketing digital é gigantesca.

Para que o seu conteúdo viralize, você precisa inovar, ou seja, fazer algo inesperado. Quando da decisão de escolher o formato do conteúdo que você quer viralizar, opte por materiais audiovisuais, pois os vídeos geram maior engajamento.

Maior engajamento

No marketing digital, você pode incentivar os seus seguidores, os seus clientes ou os seus potenciais clientes a tomarem certas atitudes, como visitar o seu site, assistir a um vídeo, compartilhar algum conteúdo com os amigos, participar de alguma promoção, dar sugestões e comprar de você.

Ao mesmo tempo em que você entrega um conteúdo relevante para o seu público, a sua empresa cresce e isso acontece com a própria ajuda dos seus clientes satisfeitos. O poder das redes sociais é enorme e você precisa usá-lo a seu favor porque, se os seus clientes estiverem insatisfeitos, eles poderão compartilhar também essa insatisfação.

Um caso interessante de engajamento, que foi até capaz de mudar o nome de uma cidade durante o período de um mês, aconteceu em Speed, uma cidade australiana, em uma campanha no Facebook, feita pela TAC — Transport Accident Comission. Com o intuito de diminuir o número de acidentes nas estradas da região, a organização definiu uma meta de 10 mil curtidas que mudou o nome da cidade durante um breve período para Speedkills (“velocidade mata”).

Interatividade

O marketing digital incentiva a interatividade. A todo momento os usuários de algum produto ou serviço são incentivados a participar de alguma iniciativa de determinada empresa, como, por exemplo, a da maior rede de fast-food do mundo, a McDonald’s, em um dos seus estabelecimentos na Suécia, quando incentivou os seus clientes a participarem de uma campanha, a partir de um simples jogo, no qual era preciso controlar um outdoor interativo.

Para participar do jogo, bastava entrar no site, não sendo necessário baixar nenhum aplicativo. Quem completasse o jogo em 30 segundos ganhava um cupom para trocar pelos produtos da empresa. Nesse caso, a empresa combinou o marketing digital com o marketing mobile mais o marketing off-line, uma iniciativa que mostra o poder de interatividade do marketing, principalmente quando combinado com outras estratégias.

Alcance global

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital tem um alcance global. É claro que através do marketing tradicional isso também é possível, porém os gastos para que isso aconteça são muito maiores. No mundo virtual, qualquer empresa pode percorrer o mundo, pois não existem limitações geográficas.

Multiplicidade de ferramentas

No marketing digital existem diversas ferramentas que auxiliam a empresa nas suas estratégias on-line, como, por exemplo, otimização de páginas, links patrocinados, banners de displays, Google Keyword Tool, e-mail marketing, automação de marketing e várias outras.

São diversas as vantagens do marketing digital, porém, se a sua empresa visa obter resultados on-line, você precisa investir no desenvolvimento de conteúdo de qualidade, não bastando apenas ter um site pobre de informações relevantes, pois isso não atrai visitantes.

Não há como pensar no futuro do mundo dos negócios sem considerar o marketing digital. São várias as possibilidades que ele apresenta, em níveis empresarial e pessoal.

Em tempos de crise, é preciso aproveitar as oportunidades que são apresentadas e nunca deixar de fazer investimentos. Essa dica é importante porque, em época de recessão, geralmente, as empresas resolvem cortar investimentos, e o investimento em marketing digital deve ser mantido.

Este post teve a intenção de apresentar o que é marketing digital e como você pode aproveitar as vantagens que ele traz. Se você ainda não investe em marketing digital, não perca mais tempo e comece já. Se gostou deste conteúdo e não quer perder nenhuma novidade deste blog, assine agora a nossa newsletter.


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