O que é SEO e qual a importância para o site da minha empresa?


Com o avanço da internet e com a popularização do uso desta ferramenta para obter informações sobre empresas, produtos e serviços, as companhias passaram a entender cada vez mais a importância de investir em presença online. Além disso, essas organizações também compreenderam a importância de rankear seu nome e seus serviços nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Assim, neste contexto torna-se imprescindível investir no que chamamos de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que visam justamente isso: a otimização de sites e de conteúdos para que suas páginas se destaquem nas pesquisas dos consumidores em ambiente digital.

Neste post, vamos mostrar um pouco da importância desta medida e explicar brevemente como o SEO pode ser aplicado dentro de uma estratégia de marketing digital para alavancar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.

SEO como forma de estar na primeira página de pesquisas do Google

Para gerar tráfego em seu site, uma empresa precisa ser encontrada com facilidade pelos clientes. Ela precisa “se apresentar de imediato” a eles quando procurarem por seu tipo de solução e precisam estar otimizados.

Nesse sentido, conteúdos otimizados incluem tamanho adequado, isto é, textos muito longos ou sem divisão em intertítulos e bullet points, por exemplo, geralmente não são considerados “escaneáveis” ou de fácil leitura e isso os deixa de fora da seleção automática dos chamados “robôs” dos mecanismos de busca, que, hoje, já são programados com inteligência suficiente para fazer este tipo de seleção.

Além disso, o layout da sua página tem um peso fundamental na otimização: um site responsivo, por exemplo, que se adapte ao tipo de tela que o usuário esteja utilizando em seu dispositivo móvel faz toda a diferença para a usabilidade e para o rankeamento.

Isso quer dizer que, para rankear sua página no Google, uma empresa precisa estar em conformidade com uma série de requisitos que devem constar em uma estratégia para o universo digital, a fim de que seja considerada realmente relevante para os clientes no momento de pesquisas por assuntos relacionados à empresa.

Como o SEO ajuda a elevar resultados concretos

A importância de utilizar estratégias de SEO para a sua empresa fica evidente em alguns dados interessantes: constata-se que a primeira posição do Google recebe 18,2% de todo o tráfego, enquanto a segunda recebe 10,1%, a terceira 7,2%, a quarta 4,8% e o restante menos que 2% — estas informações foram confirmadas por um estudo da Relevance.

Isto reforça o quanto é importante aparecer logo nos primeiros resultados como chance de ser mais acessado e, consequentemente, ter seus produtos visualizados antes da concorrência, elevando consideravelmente as chances de conversão destes visitantes em vendas.

E nisto tudo, o que é uma palavra-chave?

Nada menos que um elemento muito importante para o posicionamento de sites nas páginas do Google.

Vamos pensar que os assuntos sejam pesquisados pelas principais palavras que os descrevem: exemplo alguém procurar por “como evitar vazamentos em telhados” e encontrar seus produtos de vedação, manta, rufos e demais soluções para este tipo de problema (levando em consideração um tipo de negócio, mas podendo se estender o mesmo exemplo a diversos outros).

Quanto mais vezes estas palavras aparecerem em seu site ou em possíveis artigos de seu blog, por exemplo, mais chances seu conteúdo tem de ser encontrado no Google por quem esteja buscando algo similar.

Fazendo com que a palavra-chave apareça, por exemplo, nos primeiros parágrafos dos textos, nos títulos e intertítulos, nos call-to-actions e unindo a isto um site otimizado, com bom layout e escaneabilidade, além de estratégias de link buildings (muito importantes para direcionar seu site por meio de conteúdos internos ou referências externas) é provável que o retorno no Google seja cada vez melhor.

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