Marketing digital: veja 4 dicas para melhorar sua estratégia


Mesmo as empresas mais antigas e renomadas vêm sofrendo com o impacto da crise econômica. Se manter acima da concorrência quando os clientes consomem cada vez menos é um baita de um desafio.

Mas é sim possível vencer os obstáculos e se manter relevante no mercado com uma boa estratégia de marketing digital.

A internet hoje em dia impulsiona todos os tipos de negócios. Mesmo quem não vende online pode atrair seus consumidores para a loja física por meio da internet. Isso porque os consumidores estão cada vez mais digitais. Antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, o cliente pesquisa online e busca opiniões sobre o produto desejado nas redes sociais.

Por isso, é quase impossível sua empresa ter sucesso sem ter uma presença digital bem construída. Veja a seguir as melhores formas de fazer isso.

O site deve ser matador

O site oficial da empresa ainda é o ponto central da maioria das estratégias de marketing digital. Além de conter toda a informação básica, como telefones e catálogo de produtos, a página deve ter um design pensado na experiência do usuário. E, como o usuário acessa cada vez mais a internet pelo celular, isso significa que ele também deve ser um site responsivo.

Outra estratégia interessante é investir em marketing de conteúdo, ou seja, em notícias e artigos que possam trazer informações relevantes para os consumidores e gerar interesse no cliente para que ele consuma na empresa.

A empresa deve estar onde o cliente está

Além do site, é importante ter presença em, pelo menos, uma rede social. As páginas empresariais são um canal barato para os empresários e de fácil acesso para os consumidores.

Para se destacar nesse meio, é essencial falar na linguagem do usuário, tomando apenas o cuidado de não se deixar levar pelas piadas que viralizam nesses meios, os famosos “memes”.

E deve se destacar onde estiver

Para que seu site e suas páginas nas redes sociais atinjam o público certo, é essencial ter um bom trabalho de SEO. Do inglês, Search Engine Optimization, são os mecanismos que fazem com que determinadas empresas apareçam no topo das buscas, mesmo sem pagar nada por isso.

As empresas que tiverem como pagar, podem investir também no Google AdWords. Posts patrocinados e outros tipos de anúncio nas redes sociais são outra boa opção de investimento de mídia online. O custo é quase sempre muito baixo em comparação com a quantidade de pessoas atingidas.

E o melhor: com uma boa segmentação, o anúncio aparece apenas para potenciais consumidores. Facebook Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads são algumas das opções. Pesquise e veja qual se encaixa melhor para o perfil da empresa.

Sem os resultados, o trabalho não vale de nada

Quem investe em mídia online e estratégias de marketing digital precisa mensurar o retorno obtido. Dessa forma, é possível alterar as estratégias que não funcionam para a empresa e repetir no futuro as que deram certo.

O Google Analytics é apenas uma das opções de métricas e monitoramento de sites, enquanto as próprias redes sociais, em geral, entregam os números referentes a cada campanha.

Independentemente se o foco da empresa for no Google ou nas redes sociais, é importante que a comunicação da internet se comunique com a da “vida real”. Portanto, as linhas visuais, a linguagem da empresa e todos os conteúdos que chegam ao cliente final, da fachada ao e-mail marketing, devem estar integrados.

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