Você sabe qual a importância do link building para o seu site?


Um site relevante é o resultado de um conjunto de coisas. Backlinks, autoridade do domínio, compartilhamentos sociais, acessos recorrentes e vários outros fatores fazem parte de páginas relevantes bem rankeadas no Google.

Mas você já ouviu falar sobre link building? É mais uma ferramenta importante que, se utilizada com as demais, se torna uma tática chave para alcançar as primeiras posições das buscas.

O que é link building?

Essa técnica consiste em conseguir links em outros sites que apontam para o seu domínio. Antigamente, era uma tática muito utilizada para alcançar as primeiras posições nas buscas. Mas isso era feito por meio de links de baixíssima qualidade e por meio de comentários feitos em posts, rodapés de dezenas de sites e sitewide (laterais de sites). Assim, centenas de links eram gerados e o algoritmo do Google era facilmente enganado.

Atualmente, essas técnicas são consideradas black hats e são proibidas pelo Google. Se você executar alguma delas, com certeza, será penalizado, podendo não ter o seu site veiculado por algum tempo. Hoje, já existem diversas formas de criar links externos para o seu site que não se enquadram nas práticas proibidas pelo buscador.

O Google e o link building

Grande parte da construção de links relevantes para o seu site passa pela análise do Google ao avaliar os links. Basicamente, ele avalia 3 pontos:

  • O contexto do link;

  • O texto que aparece no link;

  • Se o link é dofollow ou nofollow.

A tag nofollow impede que o Google analise links de baixa qualidade e o direcionamento não é feito. Links dofollow, por consequinte, são todos os outros que não possuem a tag e que agregam informações tanto para a página de origem quanto para a página de destino.

Se uma página relevante sobre um determinado tema linkar outro site com conteúdo relativo ao seu campo de atuação (por exemplo, um site de gastronomia faz um link para o blog de um restaurante de menor visibilidade), o restaurante terá sua relevância aumentada consideravelmente.

Link building na prática

Conseguir links externos apontando para o seu site pode ser um desafio. É preciso encontrar os canais certos, se relacionar com os formadores de opinião mais relevantes e incentivar a veiculação de conteúdo por outros meios.

Você pode conseguir links por meio do guest posting, ou seja, criar posts para blogs de outras empresas ou para pessoas relevantes na sua área, direcionando links para o seu site.

O co-marketing também é uma alternativa interessante. Aqui, você cria conteúdos em parceria com outras empresas e tem o seu conteúdo replicado em diversos canais. Além disso, consegue links apontando para o seu site e gera mais leads em conjunto com um parceiro.

O segredo do link building é o bom conteúdo

Se você criar conteúdo que as pessoas querem ler e compartilhar, já é um excelente começo. Quando bons posts são criados, outros blogs tendem a emitir sua opinião sobre o tema e fazer referência para a sua publicação.

O link building é uma tática excelente para todas as empresas que desejam aumentar a relevância do seu site. Aliado a outras ações, é possível conseguir mais acessos, melhorar a autoridade do seu domínio e divulgar o seu negócio.

Ele também é uma tática importante dentro do SEO, por isso, separamos um post para você conhecer tudo sobre search engine optimization. Confira!


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