Checklist SEO: tudo que você precisa para ficar bem posicionado


Que o SEO (Search Engine Optimization) é uma importante ferramenta do Marketing Digital para aumentar o tráfego no site de um negócio — aumentando, também, suas taxas de conversão — já está mais do que provado. Mas é comum que, ainda assim, surjam algumas dúvidas: como montar um bom planejamento de SEO? É possível saber que minhas táticas estão no caminho certo?

Pensando nisso, no post de hoje, vamos apresentar uma checklist SEO para ajudá-lo a pensar na sua estratégia e a garantir os melhores resultados!

1. Title Tags

As Title Tags são comumente apontadas como um dos atributos mais influentes no rankeamento de um site no Google. Por isso, sempre que for desenvolver uma nova página para seu site, pense bem na Title Tag, considerando os seguintes fatores:

  • Utilize o nome da sua página em todas as Title Tags;

  • Mantenha o número de caracteres entre 60 e 70;

  • Use suas palavras-chaves dentro de um contexto.

2. Meta Description

A Meta Description é um pequeno resumo sobre a página. Ela funciona como uma tag de marcação, que o mecanismo de busca exibirá em seu resultado quando achar que o termo pesquisado tem relação com a descrição da página.

Para fazer uma boa Meta Description, lembre-se sempre de:

  • Dizer a verdade, descrevendo o conteúdo honestamente;

  • Não ultrapassar 153 caracteres;

  • Fazer propaganda que chame a atenção do usuário e seja informativa;

  • Apostar nas palavras-chaves, pois o mecanismo de busca as deixará em negrito, evidenciando mais seu resultado.

3. Link Building

O Link Building é uma parte essencial da sua estratégia. Quanto mais sites hospedarem links para suas páginas, melhor o seu posicionamento. Também, é importante que os sites estejam relacionados ao seu nicho de negócio, o que garante alguns pontos a mais no rankeamento.

Veja algumas dicas:

  • Preocupe-se, primeiro, com a linkagem interna, colocando referências de suas páginas dentro do seu próprio site;

  • Faça o cadastro do seu site em diretórios de busca;

  • Divulgue seu site através de Feed e Social Bookmarks;

  • Faça uma rede de conexão com sites interessantes para sua página e solicite a inclusão dos seus links nas respectivas páginas.

4. Otimização de URL

Preocupe-se com as URLs das suas páginas, deixando-as amigáveis e intuitivas. Quanto mais óbvia a URL, melhor, fazendo com que, antes mesmo da página ser carregada, o usuário já tenha noção do que se trata o seu conteúdo.

Para montar boas URLs, tenha em mente que você deve:

  • Mantê-las o mais curtas possível, para que seja mais fácil de lembrá-las e passar adiante;

  • Remover as session IDs (do tipo, www.seusite.com.br/jsessid=15dfeg75w9), utilizando cookies para marcar o usuário;

  • Valorizar o uso de palavras e evitar números;

  • Mais uma vez, apostar no uso das suas palavras-chave.

Os sites de busca, atualmente, são a maior ferramenta de procura de informações, por isso, eles são tão importantes, inclusive, comercialmente. Seguindo os pontos acima, é possível melhorar o rankeamento do seu site nessas ferramentas e garantir que seu site tenha mais destaque e mais tráfego!

Curtiu nossa Checklist SEO? Leia também nosso post sobre como esse recurso funciona na prática e vire um expert no assunto!


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