Como utilizar o Twitter Cards em sua estratégia de marketing digital?


Passar uma mensagem interessante em apenas 140 caracteres é tanto o desafio como o charme do Twitter. Como tudo acontece de forma dinâmica, as postagens são rápidas e precisam ser bem pensadas, especialmente no caso das marcas. Mas, e se você pudesse expandir o uso de cada tweet?

É para isso que servem os Twitter Cards. Veja o que eles são e como usá-los na sua estratégia de marketing digital.

O que são os Twitter Cards?

Os Twitter Cards são cartões que contêm conteúdo multimídia e estendem as possibilidades de um tweet para além dos 140 caracteres.

Os vários tipos de cards existentes permitem, por exemplo, baixar uma newsletter, assistir a um vídeo ou ver brevemente o conteúdo de um post sem precisar sair da rede social.

3 razões para usá-los na sua estratégia de marketing digital

Considere alguns motivos válidos para usar os cards na sua estratégia de marketing digital:

Facilitam a navegação

Tomar ações específicas sem precisar deixar a rede social é uma facilidade a mais para os usuários que se deparam com os cards, e como as marcas devem sempre se preocupar com a experiência dos usuários, esse é um bom motivo para implementá-los.

Têm maior apelo visual

Cada usuário tem um fluxo constante de tweets tentando chamar sua atenção. Com centenas de links esperando por um clique, os cards dão uma chance a mais da postagem ser vista e de receber interações.

São bons para os negócios

Não se trata apenas de parecer bonito aos olhos, os cards aumentam as chances de ter seguidores mais engajados, já que as opções incluem botões com chamadas à ação e recursos multimídia que capturam o interesse de uma maneira mais eficiente.

Os tipos de card

Agora, vamos ao que mais interessa: quais são os tipos de card disponíveis e como implementá-los.

Cartão de resumo e resumo com imagem grande

Esse cartão dá uma breve visualização do conteúdo antes que o usuário clique no link, e pode ser usado tanto em postagens de blog e de notícias quanto para produtos. O cartão com imagem grande mostra a figura em tamanho máximo.

Cartão de foto

A diferença desse para o cartão de resumo com imagem grande é que, ao ser clicado, ele não redireciona para um link externo, e sim para uma versão maior da foto.

Cartão de galeria

O cartão de galeria mostra várias fotos juntas em um único tweet, e serve para mostrar ao usuário que existe mais de uma foto no link em questão. É possível mostrar até 4 imagens e creditar o autor das fotos.

Cartão de aplicativo

Esse cartão ajuda a apresentar aplicativos e a incentivar a instalação. Ele traz nome, descrição, ícone, classificação e até preço do app, bem como um botão de download.

Cartão de player

Os cartões player são feitos para mostrar vídeos, músicas e conteúdo multimídia direto pelo Twiter. Com isso, as pessoas podem clicar em qualquer conteúdo sem sair do microblog. Sites como Soundclound e YouTube utilizam esse tipo de cartão.

Cartão de produto

O cartão de produto é mais voltado para produtos de varejo, e permite mostrar uma imagem e uma descrição, além de destacar dois elementos importantes do item em questão.

Sem dúvida, os Twitter Cards podem fazer muito pela sua marca e, agora que você já sabe para que serve cada um e como usá-los, é só escolher os que se encaixam melhor na sua estratégia de marketing digital e entrar em ação. Depois disso, não se esqueça de acompanhar os resultados.

Gostou das nossas dicas para usar os Twitter Cards no seu perfil? Então, assine a nossa newsletter para continuar recebendo conteúdo de qualidade!


Featured Posts
Recent Posts

Agência Afiliada