Como a personalização do ecommerce pode melhorar as suas vendas?


O mercado de e-commerce está em franco crescimento no Brasil e no mundo. Com isso, surgem mais oportunidades de venda e, claro, mais concorrência. Se diferenciar acaba sendo primordial, e as lojas virtuais estão cada vez mais investindo nesse quesito. Uma das formas de conseguir mais destaque perante o público é apostando na personalização.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir como a personalização do e-commerce pode melhorar as suas vendas? Então confira o nosso post de hoje!

Uma experiência única

Investir na experiência de compra é uma das grandes maneiras que qualquer loja tem para se diferenciar no mercado. E, quando pensamos em termos de e-commerce, a coisa não muda muito de figura. Para começar, o empreendimento precisa ser pensado como um ambiente virtual personalizado, a ponto de entender seu público e oferecer o que ele espera, de acordo com o seu perfil.

Usabilidade

O primeiro passo é apostar pesado em usabilidade. Verifique qual é a maneira ideal para seu comprador em potencial navegar pela loja, identificando pontos que possam ser melhorados.

Lembre-se de que todas as páginas precisam oferecer a melhor experiência de compra: a exibição de produtos, a navegação no carrinho, as formas de pagamento, até o fechamento da compra.

Adaptação

Uma análise do comportamento dos clientes também é importante, pois com ela seu e-commerce poderá ter noção das preferências e dos hábitos dos consumidores, podendo oferecer exatamente o que eles desejam, conforme suas preferências.

Agilidade

É essencial também checar se os compradores estão ficando satisfeitos com os processos da loja e comprando com agilidade e presteza, pois isso é o mínimo que se espera do comércio on-line.

Agindo dessa maneira, seu usuário tem muito mais chances de voltar e fazer novas compras, bem como recomendar a sua empresa para amigos e parentes. Em tempos de redes sociais, manter seu público satisfeito, personalizando sua página e seu atendimento, pode ser uma estratégia incrível de divulgação espontânea e crescimento do negócio.

Como fazer a personalização

Quanto mais você puder oferecer uma experiência diferente para cada cliente, melhores serão suas chances de ótimos negócios. E a personalização pode ser feita em tempo real, mas também após o abandono do site, se você levar em conta os diferentes tipos de informação que puder obter.

Cookies

Uma prática que vem apresentando bons resultados é a utilização de cookies para descobrir se o clienteestá comprando pela primeira vez no seu e-commerce ou se está voltando ao seu site. Com esses dados, você poderá personalizar a experiência de navegação, criando mensagens e ofertas baseadas no comportamento passado.

Outras informações como localização, origem do visitante, idade, gênero, compras pregressas e valor gasto nos últimos meses podem ser primordiais para você ajustar as propagandas e anúncios.

Questionário

Pedir para que eles preencham um pequeno questionário quando fizerem seu cadastro pode ser uma valiosa fonte de conhecimento para que você personalize com perfeição.

Exemplos de personalização

Algumas práticas de personalização são tão simples quanto eficazes. Por exemplo:

  • Mostrar imediatamente os itens previamente pesquisados ou itens que são tendência no momento pode aumentar e muito as suas taxas de negociação;

  • Exibir produtos relacionados e promoções de mercadorias que já foram colocadas no carrinho e não foram compradas também é altamente efetivo;

  • O pós-venda também não pode ficar de lado: envie e-mails com recomendações baseadas nas últimas informações, mostrando que aquele e-mail foi feito especificamente para aquele consumidor.

Como você pode ver, a personalização pode influenciar positivamente os resultados do seu e-commerce. Quanto mais customizadas forem suas campanhas, maiores serão suas chances de fidelizar clientes e ter bons lucros no final do mês.

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