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A importância do funil de vendas para a sua estratégia de marketing


As pessoas que investem em marketing digital, quando veem relatórios e números de acessos ao seu site, blog ou rede social, geralmente pensam que poderiam aumentar a taxa de visitantes. Isso é uma tendência natural, já que todo mundo deseja ver a sua empresa fazendo sucesso nos canais de comunicação. Mas acessos não pagam a conta.

Mais importante do que ter muitas visitas ou curtidas é ter uma boa conversão de visitantes em leads e, depois, em clientes. Essa é a lógica do funil de vendas. E sua aplicação é fundamental para que o seu investimento em marketing digital realmente traga algum retorno para o seu negócio. Então vamos entender o que é funil de vendas e qual a sua importância em uma boa estratégia de marketing? Acompanhe:

O que é o funil de vendas

Também chamado de funil do marketing, o funil de vendas é um modelo teórico criado para roteirizar o percurso que um indivíduo faz desde o seu primeiro contato com uma marca até a aquisição de um produto ou serviço da empresa. Esse funil é constituído das seguintes partes: visitantes, leads e clientes.

Vejo o que significa cada uma dessas etapas:

Estranhos

Esse é o momento em que o público ainda não está no funil. É uma etapa externa e estão nela aquelas pessoas que você tem interesse em alcançar, mas elas nunca ouviram falar nem tiveram qualquer contato com a sua marca. Seu negócio é um estranho para aquela pessoa.

Visitantes

Agora sim entramos no funil. Aqui, os possíveis clientes tiveram um primeiro contato com o seu negócio por meio do acesso ao seu site, de um artigo em seu blog, de um post compartilhado por algum conhecido. Estima-se que, em média, 10% dessas pessoas passam para a próxima etapa do funil de vendas.

Leads

Aqui seu público está interessado em você. Ele quer adquirir o produto ou serviço do seu negócio, mas ele ainda não o fez. Os leads já gostam da sua marca, possivelmente podem até ser defensores dela e tem uma grande chance de, em algum momento, se tornarem clientes de fato.

Clientes

A última etapa do funil é quando o lead se torna, efetivamente, um cliente por causa da compra do produto ou serviço que você oferece. A porcentagem do público que vai de uma etapa para outra do funil, nessa fase, é por volta dos 2%.

Claro que o processo não termina aí. Um bom plano de marketing trabalha — com conteúdos e call to actions de qualidade — para que aquele mesmo cliente volte novamente ao seu funil e se torne um cliente mais uma vez no futuro.

A importância do funil de vendas

Deu para perceber como esse processo é importante para a sua estratégia de marketing ser efetiva, certo? O funil não é apenas um elemento da estratégia, ele deve ser a espinha dorsal do seu plano de marketing, que guia e coordena todas as ações de marketing da sua empresa.

Tudo deve ser feito para transformar estranhos em visitantes ou visitantes em leads ou leads em clientes. Porque, afinal, o que interessa mesmo são quantas pessoas compram o seu produto ou serviço, não é mesmo?

Agora que você já sabe qual é a importância do funil de vendas para a sua estratégia de marketing, curta a nossa página no Facebook e receba as nossas atualizações.


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