top of page

Qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?


A relação entre inbound marketing e marketing de conteúdo gera dúvidas em muitos empreendedores. Principalmente quando eles entram em contato com uma agência de inbound marketing e recebem serviços de marketing de conteúdo; e quando conversam com uma agência de marketing de conteúdo e veem serviços de inbound marketing.

No fim das contas, se questionam: “será que entendi certo?”. Para esclarecer de vez essa questão e ajudar as pessoas que desejam saber qual é a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo, criamos o post de hoje. Confira!

O inbound marketing

O inbound marketing é uma metodologia que busca apresentar estratégias ou ferramentas de marketing digital para atrair e conquistar clientes para um negócio.

Entre os atrativos está o foco nos seus recursos internos, em que desenvolve uma série de ações para despertar o interesse da audiência para produtos e serviços. A ideia é principal é que a marca seja lembrada sempre que o público estiver com alguma necessidade.

Também conhecido como novo marketing, essa metodologia tem como diferencial o fato de ser muito mais eficiente e apresentar gastos menores — normalmente 60% mais barato do que as ações de marketing tradicional.

O marketing de conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é atrair audiência qualificada por meio da produção de materiais com conteúdos relevantes. Uma empresa pode produzir vários tipos de materiais e conteúdos. Mas qualquer que seja o tipo de produção deve seguir o seu planejamento de marketing de conteúdo.

Esse planejamento serve para documentar e nortear as estratégias disponíveis e definir a forma como elas devem ser produzidas em termos de conteúdo. Daí a sua importância dentro de uma estratégia de marketing digital.

Alguns pontos cruciais para seu empreendimento são listados em um planejamento de marketing de conteúdo: as personas e a pesquisa de palavras-chave relacionadas ao empreendimento. Com isso, é possível produzir conteúdo de qualidade e relevantes para a audiência da forma correta. Ou seja, nesse planejamento tem o que é necessário para a empresa se comunicar eficientemente.

O inbound marketing e o marketing de conteúdo

Agora mostraremos como essas duas metodologias podem ser usadas em conjunto para você entender de vez o que significam e se a sua estratégia de marketing digital está correta.

O objetivo é atrair clientes, certo? O inbound marketing disponibiliza as ferramentas como:

  • Site ou blog;

  • E-books;

  • E-mail marketing;

  • Campanhas de mídias;

  • Redes sociais;

  • Webinars.

Com o marketing de conteúdo, você confere a melhor maneira de produzir conteúdo para estas opções. Por exemplo: no caso de uma loja de roupas, poderia criar um blog sobre moda (inbound marketing) e produzir conteúdo relevante para seu público-alvo (marketing de conteúdo); ou então poderia criar um e-book com dicas para quem precisa mudar seu estilo.

Em resumo, o marketing de conteúdo é o combustível para as ações de inbound marketing.

O planejamento de marketing digital

Não existe uma regra sobre qual escolher primeiro: a estratégia ou o conteúdo. De qualquer forma, o que você precisa entender é que sua empresa precisa de um bom planejamento de marketing digital.

Nele estarão todas as informações sobre o seu negócio: concorrência, público-alvo, metas e tudo que é necessário para fazer o empreendimento funcionar. E é dele que você extrairá ideias sobre os tipos de ferramentas ou conteúdos que podem ser produzidos.

Entendeu qual a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre esse assunto!


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page