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Entenda como o Google Analytics pode ser o braço direito da sua estratégia de marketing


O ditado popular que afirma que a necessidade é a mãe das invenções resume perfeitamente a importância do Google Analytics e o porquê dele ter sido criado — dar base e auxiliar a elaboração de estratégias de marketing digital mais assertivas para o seu site.

Através de relatórios aprofundados ele é capaz de mostrar o caminho das oportunidades, possibilita que você analise as táticas que não estão dando certo, direcionando corretamente suas estratégias de marketing, além da evolução gradual de visibilidade e rankeamento do seu site.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e bastante didática, ou seja, não necessita de tanto conhecimento técnico colocá-los em prática — o segredo está somente em analisar de forma completa e eficiente os dados fornecidos por ele.

Separamos algumas razões que demonstram porque o Google Analytics e suas métricas são fundamentais para o sucesso das estratégias de marketing de sua empresa. Confira!

Conhecer a origem do tráfego dos seus visitantes

Descobrir a origem do tráfego é fundamental para elaborar qualquer campanha de marketing. Afinal, se a maioria dos seus clientes ou leitores o encontra através do Facebook, por exemplo, seria interessante criar estratégias voltadas para essa rede social em questão, já que traria muito mais retorno, não é mesmo?

Saber quais são as preferências do seu público

Através da ferramente, você consegue mensurar o tempo de permanência e a quantidade de acessos que as páginas do seu site recebe. Quando se tem ciência sobre essas informações, você pode elaborar com maior certeza conteúdos que estejam de acordo com aquilo que o seu público-alvo gosta e consome em seu site.

Se você não estiver recebendo o retorno esperado, é indicado analisar com cuidado essas métricas, descobrir o que deve ser mantido e o que deve ser mudado ou aprimorado.

Identificar o horário de pico dos acessos

Saber os horários em que seu site possui o maior número de acessos te ajuda a definir quando se deve oferecer e postar sobre promoções, fazer a atualização de conteúdo relevante e falar sobre novos produtos — a chance de alcançar o possível consumidor será muito maior.

Investir nas palavras-chave certas

Descubra quais palavras estão gerando um número maior de visitas e aumentando a taxa de conversão do seu site. Observe o senso de busca do seu visitante e os links patrocinados — eles costumam apresentar bons resultados quando inseridos em estratégias de marketing.

Taxa de rejeição

Este é o percentual gerado por usuários que acessaram apenas uma página de seu site, não clicaram em links e não compraram nada. É necessário trabalhar para que esse número diminua cada vez mais, dentre modificações que podem ser feitas para tentar reduzir este índice estão as alterações de design e conteúdo abordado podem ser uma boa estratégia.

Formas de acesso do usuário

Se o seu site estiver recebendo um número razoável de visitas provenientes de smartphones, certifique-se que o seu site tenha um design responsivo e que ele tenha pleno funcionamento em todos os tipos de dispositivos — celulares, smartphones, tablets, notebooks, etc. A taxa de rejeição aumenta quando um usuário não tem uma boa experiência com um site.

Avaliar as campanhas de e-mail marketing

Após o disparo de uma campanha é possível determinar com o Google Analytics quantas pessoas abriram seu e-mail, o número de cliques nos links, o tempo de permanência nas páginas de redirecionamento e, caso haja, é possível descobrir até o número de conversões. Dessa maneira fica muito mais fácil avaliar os resultados e deixar de cometer os mesmos erros.

O Google Analytics trabalha de forma eficaz e otimizada na elaboração de relatórios — saber aproveitar benefícios e informações que ele dispõe é o primeiro passo para traçar uma boa estratégia de marketing para o seu negócio.

Entendeu a importância do Google Analytics para seu site? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente no contato@ynusitadomarketingdigital.com.br


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