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Métricas: 7 KPI's de marketing digital que toda empresa deve saber


Na internet é possível mensurar quase tudo que diz respeito a resultados de uma campanha. Esses índices são denominados KPIs, ou Indicadores Chave de Performance, e servem para avaliar o desempenho de alguma estratégia de acordo com os objetivos estipulados. Essas métricas de marketing digital são importantes para tomar melhores decisões, alocar os investimentos nas áreas que trazem mais retorno, entender o comportamento das personas ou qualquer outro efeito que otimize os esforços da empresa na web.

As principais métricas de marketing digital

ROI – Retorno sobre o investimento

Uma das métricas mais importantes, pois ela justifica todos os investimentos feitos em um projeto. É uma fórmula simples: ROI %= receita – custo de investimento / custo de investimento x 100. Nos custos é preciso incluir não só o que foi gasto com mídia, mas também as horas de trabalho dos funcionários e tudo que tenha sido debitado do orçamento para a campanha.

É possível avaliar o ROI por setores responsáveis pelo projeto, como o ROI de marketing ou da equipe de vendas, por exemplo. Da mesma forma, pode-se mensurar o retorno vindo de cada canal utilizado para a campanha.

CAC – Custo de aquisição de cliente

Sua relevância está na avaliação do investimento feito para trazer cada cliente para a sua empresa. A análise dependerá do segmento do negócio e do ticket médio da compra. A fórmula é básica: CAC= Receita / Número de clientes conquistados em uma mesma campanha.

Existem também outros índices como o CPL (Custo por lead) e o Custo por Visitante. O cálculo é feito da mesma forma do CAC, adaptado para cada estágio diferente do funil de vendas: Atração (Custo por Visitante) e Conversão (CPL).

Lifetime Value

Essa métrica está ligada tanto para o lado financeiro quanto para o de relacionamento. Esse indicador estima o valor gasto por um mesmo cliente ao longo do tempo. É importante para saber o quanto cada cliente rende para a empresa. Não é uma análise simples, pois é preciso medir a frequência de compra, o que costuma comprar, ticket médio, satisfação de compra para só depois estipular o Lifetime Value.

Taxa de Retenção

Está diretamente relacionada com o índice anterior. Esse indicador analisa o quão seus clientes estão satisfeitos com sua empresa e com seu produto ou serviço. É importante para avaliar se sua marca está se relacionando bem com seu público, buscando soluções para impulsionar as taxas de recompra. Esteja periodicamente enviando pesquisas de satisfação ou de opinião, peça sugestões aos seus clientes, deixe um campo de avaliação exposto em seu site ou nos perfis de rede social para as pessoas opinarem.

Métricas de engajamento

Os índices de interação entre marca e seguidores são relevantes quando o objetivo é aumentar o brand awareness da empresa, ou seja, tornar seu negócio mais reconhecido pelos consumidores, bem como aumentar o tráfego para o site/blog. Estar presente nas redes sociais é fazer parte da vida das pessoas.

Avalie o engajamento dos seguidores por meio do número de compartilhamentos, comentários e mensagens enviadas. As curtidas ou likes, para muitos especialistas, não são considerados KPIs, pois não é possível ter uma avaliação clara se as ações estão surtindo efeito.

Tráfego

Está ligado ao nível de interesse dos visitantes em um conteúdo ou oferta. O tráfego é número de vezes que determinada página foi visitada em um período – é possível separar por visitantes únicos, quando são desconsideras as segundas visitas de um mesmo usuário. Analise a origem dos acessos do site, eles podem vir via mobile, redes sociais, orgânico, campanhas pagas, diretamente pela URL etc.

Tempo de Permanência e Bounce Rate

São análises que devem ser feitas com cautela. O Tempo de Permanência deve ser analisado de formas diversas para landing pages e para artigos de blogs. Assim deve ser feita a avaliação de Bounce Rate, que é a taxa de abandono de um site sem que o usuário visite outras páginas. Por exemplo, é completamente normal ter um alto bounce rate numa landing page, visto que o único objetivo é estimular uma conversão.

Existem muitos outros indicadores que podem e devem ser analisados. Contudo, saiba que esses KPIs devem ser relevantes para o seu negócio como um todo. Cada uma das métricas de marketing digital tem uma função a cumprir, mas a principal delas é direcionar um rumo certo para os esforços da sua empresa na internet.


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