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O que é o Periscope? Quais ações minha empresa pode fazer utilizando essa ferramenta?


Após ser lançado em março de 2015, o Periscope logo se popularizou. Como qualquer outra rede social que movimenta milhares e até milhões de usuários, as grandes marcas logo aproveitaram para estarem presentes e executarem ações de marketing, branding e promoverem ações de interação com seus fãs.

A boa notícia é que, mesmo que sua empresa não seja uma Top of Mind no seu segmento, é possível sim ter sucesso com boas estratégias de marketing digital aplicadas ao Periscope.

O que é o Periscope e como funciona? O Periscope é uma plataforma para smartphones de transmissão de vídeos em tempo real. Ele foi lançado pelo Twitter com o objetivo de incentivar os usuários a publicarem e compartilharem vídeos ao vivo com os outros seguidores. Apesar do live streaming não ser nenhuma novidade, a rede social se tornou muito popular. O aplicativo está disponível para sistemas iOS e Android.

O diferencial do Periscope é o tempo de vida dos vídeos publicados. Eles duram somente 24 horas, pois a ideia é promover interações enquanto os vídeos são transmitidos. Como as transmissões só podem ser feitas ao vivo, não é possível realizar nenhum tipo de edição. A interação ocorre com comentários em tempo real ou com uma espécie de curtida em forma de pequenos corações. A plataforma também possui uma integração com o Twitter.

Como funciona o marketing no Periscope? Antes de colocar em prática uma estratégia de marketing digital no Periscope, é preciso pensar nos objetivos a serem buscados. O perfil dessa plataforma é favorável para empresas que pretendem trabalhar seu branding, promover maior interação e engajamento com seu público e aprimorar o atendimento ao cliente ou a comunicação da empresa.

Quais tipos de ações podem ser feitas no Periscope? Testes de produto No YouTube ou em outras plataformas de vídeos podem existir diversas publicações de pessoas e marcas testando um produto ou serviço. Contudo, o diferencial do Periscope é a confiança que se passa ao público ao se realizar essas demonstrações ao vivo e sem edições que possam favorecer o anunciante. Os seguidores podem se sentir mais seguros em relação às vantagens e desvantagens de um produto. Eles anseiam por uma informação confiável para tomarem uma decisão de compra por conta própria.

Pré-lançamento de um produto O Periscope é ideal para fazer um pré-lançamento de algum produto ou serviço. Os seguidores podem em ver em tempo real uma novidade sendo lançada no momento que ele acessa. Isso gera uma sensação de exclusividade entre os usuários, já que só quem estiver conectado e dentro do espaço de 24 horas poderá acompanhar.

Cobertura de eventos O Periscope tem a vantagem de estimular um alto nível de engajamento em transmissões de eventos. Assim, eventos próprios da sua marca ou os que ela patrocina atraem o público para acompanhar pelo aplicativo em tempo real. Os usuários têm a experiência de se sentirem parte do que está acontecendo, mesmo estando geograficamente distantes de onde ocorre o acontecimento.

Entrevistas e sessões de perguntas e respostas Os benefícios desses tipos de ações é estimular a participação dos seguidores. Em entrevistas, a interação pode ser um pouco menor, mas a vantagem é poder medir em tempo real a reação dos usuários — eles podem ser estimulados a participarem dessas conversas com questões. Já as sessões de perguntas e respostas podem ser feitas com um representante da empresa e a participação do público é maior. Seu benefício é envolver os espectadores nas decisões da marca e aumentar a fidelidade.

Quais orientações são mais importantes? Estas são mais 3 dicas para você utilizar melhor o Periscope em suas ações de marketing digital:

Segmente o conteúdo A plataforma permite que você compartilhe uma transmissão com apenas um grupo dos seus seguidores, o que faz com que ela seja ótima para campanhas direcionadas. Você pode, por exemplo, compartilhar a sua localização para fazer uma ação com pessoas que estejam próximas da transmissão.

Mensure periodicamente Com a integração pelo Twitter, é possível mensurar pelo Twitter Analytics os horários do dia que seus seguidores estão interagindo mais com sua marca. Isso é immportante para saber quais durações, temas e tipos de vídeos devem ser promovidos com mais frequência.

Preste atenção no ângulo da imagem: O foco da filmagem do seu vídeo deve ser na parte superior da tela, pois os comentários cobrirão a metade inferior. Preste muita atenção, e lembre-se de que o vídeo não pode ser editado.

Você acredita que o Periscope pode ser útil para sua empresa? Quais estratégias podem ser aplicadas por meio dessa ferramenta? Deixe a sua opinião!


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