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Calendário editorial: aprenda como montar e alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo!


Como você costuma organizar as publicações da sua marca na internet? Para contar com os melhores resultados, você precisa de um método eficiente para controlar o que será publicado e quando: o calendário editorial.

Ele serve para administrar a forma como você distribui conteúdo no ambiente digital. Além disso, é responsável por ajudar a encontrar oportunidades valiosas de negócios e maneiras inéditas de explorar as possibilidades da sua marca.

A sua campanha precisa contar com um calendário editorial para ter maiores chances de sucesso. Felizmente, não é nada difícil implementar este sistema. Aliás, ele serve justamente para ajudar a tornar seus processos melhores e mais fáceis.

A importância de um calendário editorial

Usar um calendário editorial vai além de simplesmente colocar suas pautas em datas e horários. É um meio de visualizar um recorte maior da sua estratégia para tomar decisões mais inteligentes e atingir seus objetivos com mais sucesso. Sem essa possibilidade, fica difícil conseguir enxergar seus esforços de forma integrada.

Para que essa iniciativa traga os resultados esperados, faça um planejamento competente que englobe as necessidades do seu conteúdo e as características da sua empresa. O calendário editorial é uma ferramenta para auxiliar o seu trabalho. Se atrapalhar, é porque não foi elaborado da maneira correta.

Como criar o seu calendário editorial?

Agora que você já sabe como o calendário editorial pode ser determinante para o sucesso das suas iniciativas no marketing de conteúdo, basta começar a trabalhar nele. Para ajudar a estruturá-lo, reunimos abaixo os principais passos que você deve seguir para a estratégia dar certo. Confira:

1. Analise as preferências do seu público
Antes de mais nada, você deve fazer uma análise completa a respeito dos interesses da sua audiência, com atenção especial aos tipos de informações que consomem, além dos dias e horários em que fazem isso.

2. Busque referências
A melhor forma de encontrar inspiração para a sua estratégia é conferir as que já existem. Pesquise por empresas com posts semelhantes aos que você pretende fazer para sentir como são feitas as abordagens.

3. Encaixe seu conteúdo
Para você se organizar da maneira ideal, vale a pena usar um modelo convencional de calendário. Depois, basta inserir nele os tipos de publicação que estão planejados, tendo atenção especial aos dias e horários recomendados. Fique de olho na ocorrência de datas comemorativas, que podem ajudar a gerar pautas.

4. Deixe espaço para espontaneidade
Uma estrutura rígida não é a ideal para a sua estratégia. Um calendário editorial precisa ter lugar para que você crie conteúdo de forma espontânea. O noticiário ou os trending topics da web são capazes de oferecer oportunidades para a sua marca que você deve aproveitar.

5. Faça ajustes
Além de permitir a inserção de posts espontâneos, também é importante que o seu calendário editorial seja ajustado sempre que necessário. Caso você perceba que o sistema funcionaria melhor de determinado modo, basta modificá-lo. Afinal, o intuito dele é facilitar o seu dia a dia.

Tudo pronto para iniciar o seu calendário editorial e passar a aproveitar todos os benefícios dele? Siga os passos que recomendamos para contar com o sistema adequado e esteja sempre em busca das principais referências para o seu conteúdo.

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