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O que é o marketing viral e como incorporá-lo à sua estratégia?


A internet proporcionou, nos últimos dez anos, diferentes formas de alcançar o público, o que fez com que os planejadores de conteúdo para esse veículo de comunicação se desdobrassem em reflexões e, no final, descobrissem o que é marketing viral e como utilizá-lo.

Com certeza, você já encontrou posts virais, como memes, fotos, propagandas que se disseminaram pela rede sem parar e, é claro, a fixação da ideia de um produto ou serviço, que foi resultado de uma tática muito bem elaborada.

Porém, você deve estar se perguntando que, como marketing viral, as ações devem ser dificílimas, não é mesmo? Depende. Você está preparado para disseminar conteúdo de interesse de seu público? Não pense que a viralização é apenas algo pulverizado por parar em redes sociais mundo afora.

Deste modo, viralizar um conteúdo requer um bom planejamento e, sobretudo, conhecimento de seu público-alvo — este sim tornará seu conteúdo popular em todos os cantos da web! Veja, abaixo, 3 maneiras de incorporar o marketing viral em sua estratégia.

Compreender a relação entre o emocional e o publicitário

Pode-se encontrar duas vertentes do marketing viral: a primeira é aquela emocional, que faz a todos que a assistem sentirem de prontidão a empatia pela situação vivida na tela. Por outro lado, há o publicitário, que diverte por meio de ícones que grudam na mente por um bom tempo.

A exemplo do emocional, lembre-se da propaganda da marca Boticário para o dia dos namorados, que inovou ao colocar casais homossexuais e teve seu vídeo compartilhado e comentado por um bom tempo em todo o país; ou as propagandas do banco Itaú, com seus bebês que proporcionam empatia rapidamente.

Com relação ao apelo publicitário, você se lembra dos “Pôneis Malditos”? Como esquecer, não é mesmo? E da Old Spice, que coloca o ator Terry Crews e seu imenso carisma como ícone de suas propagandas do desodorante, que ficaram marcadas por serem completamente cômicas, ou seja, são meios divertidos e também eficientes.

Entender a diferença entre o que é marketing viral e o boca a boca

Há dois conceitos que se diferem bastante em suas aplicações, mas que podem confundir em sua teoria. O marketing boca a boca é aquele espalhado, como o próprio nome diz, através de um consumidor para o outro – e a velocidade pode ser assustadora.

Porém, esse tipo de ação acaba se tornando esquecido em pouco tempo. Para que você compreenda melhor esse tipo de marketing, lembre-se de que o conteúdo é o mote para dar certo – a Dove, por exemplo, renovou o conceito de consumidoras ao colocar mulheres de todos os biótipos em suas campanhas.

Saber dar importância ao marketing viral para a sua estratégia

Se bem estruturado o planejamento estratégico, você encontrará no marketing viral a oportunidade de disseminar seu conteúdo pela web e, em muitos casos, poderá elevar a sua popularidade às alturas. Esse resultado é o que leva a sua empresa, produto ou serviço ao destaque máximo.

Portanto, para aproveitar esses "quinze minutos de fama", de fato, você poderá desenvolver uma série de conteúdos subsequentes que tornem o destaque de uma campanha estruturado.

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