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Conheça os 3 pilares do SEO


SEO não é dos assuntos mais simples de se entender e de praticar. Antes um tema mais restrito à área de TI, os profissionais de marketing passaram a ter um papel fundamental na execução de algumas técnicas, inclusive as que envolvem programação. As novas ferramentas e tecnologias permitiram essa intervenção de outras áreas em um conjunto de técnicas tão importantes para gerar mais tráfego e conversões para um site.

SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou seja, otimização de sites para os mecanismos de busca. O foco dessas técnicas é melhorar o posicionamento orgânico das páginas de um website em buscadores como Google, Yahoo, Bing etc.

Contudo, é preciso entender as bases para um trabalho de SEO bem feito. São três pilares que sustentam uma estratégia que gera resultados: Relevância, Conteúdo e Autoridade. Nas próximas linhas você aprenderá mais sobre cada uma e verá algumas dicas para otimizar o seu site. Confira!

Relevância

Esse é o ponto básico para compreender como funciona todo esse processo. O foco do trabalho de SEO são os motores de busca, certo? Mas o que faz um buscador decidir quais páginas aparecem nas primeiras posições de acordo com cada pesquisa? É aí que chegamos na relevância.

As técnicas de SEO agem justamente nos fatores, como conteúdo e autoridade, que tornam um site relevante para os buscadores. Mas o que faz um site ser importante para um motor de pesquisa? A resposta é simples: ser importante para as pessoas que utilizam essas ferramentas.

Logo, se um site entrega aquilo que os usuários procuram, mais chances de satisfazer o público, começar a criar relações lucrativas e, claro, aparecer nos primeiros resultados das pesquisas.

Conteúdo

Esse é um dosfatores que influencia no SEO de um site. A produção e a divulgação de conteúdos relevantes é o que faz um site ou blog ser importante para o público e, consequentemente, aos motores de pesquisa.

As pessoas, ao realizarem uma busca, estão com uma dúvida, curiosidade ou problema. Elas procuram soluções e respostas e é nesse momento que seu site deve aparecer para entregar o que esperam. Portanto, foque seu conteúdo para ser memorável e para ajudar o público, assim, aumentam-se as chances de engajamento, de exposição da marca e da melhora de posicionamento do site nas buscas.

Dicas:

  • Procure saber os interesses do seu público, quais assuntos geram mais tráfego, quais as palavras-chave mais pesquisadas na sua área etc.;

  • Produza diversos tipos de conteúdo e compare os resultados. Teste artigos, listas, tutoriais, vídeos, infográficos e outros formatos;

  • Evite escrever pouco. Estudos apontam que textos com menos de 300 palavras costumam posicionar pior nas buscas;

  • Não copie conteúdos de outros sites. O Google, assim como outros buscadores, costumam punir as páginas com conteúdos duplicados.

Autoridade

A base da construção de autoridade é ser visto como referência tanto para o público quanto para os buscadores.

Esses mecanismos funcionam basicamente como bibliotecas, em que os livros são organizados de acordo com categorias e os de destaque são: os mais procurados pelo público, os que mais recebem citações de outras obras e os lançamentos. Essa mesma lógica pode ser adaptada à exibição dos resultados de pesquisa no Google, por exemplo.

Vamos trocar os elementos então:

  1. As categorias que organizam os livros nas pesquisas são como as palavras-chave de cada página, elas indicam para o buscador o assunto principal daquele conteúdo;

  2. Os mais procurados são os sites que recebem mais acesso, convertem e possuem mais tempo de permanência;

  3. Citações são comparadas aos links recebidos de compartilhamentos em redes sociais e menções em outros sites e blogs;

  4. E os lançamentos são como os posts mais novos e atualizados, que costumam ter posição mais privilegiada que um conteúdo mais antigo.

Por fim, é importante que todo gestor de um site tenha a noção da importância de produzir sempre um bom conteúdo.

Ele funciona como um motor do SEO e dita tanto a relevância quanto a autoridade de um site. De nada adianta focar em detalhes mais técnicos, se no geral, sua página não agradar os visitantes e não entregar com qualidade o que eles procuram.

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