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Teste A/B: O que é e por que fazer?


A entrega constante dos melhores conteúdos e ofertas para o público na internet é um dos grandes desafios do marketing digital. É preciso estar sempre atualizando os estudos sobre o comportamento do consumidor na web. Uma forma prática de ajudar a entender os hábitos de navegação das pessoas é usando o teste A/B. Sites em geral, blogs e principalmente e-commerces costumam usar essa tática frequentemente.

O que é o teste A/B? O nome já diz muito sobre o conceito, pois na prática nada mais é do que um teste entre duas ou mais variáveis de uma mesma página para mensurar o seu desempenho de acordo com as ações do público. As variações são dispostas ao mesmo tempo e ficam no ar durante o mesmo período.

Os objetivos do uso dessa táticas são vários, entre eles aumentar do número de conversões e/ou da assinatura de newsletter, diminuir o bounce rate (sair de site sem visitar outras páginas), melhorar a experiência de uso dos visitantes, minimizar o abandono de carrinho de compras e qualquer outra meta que seja relevante para a empresa.

Como aplicar um teste? Uma dica muito importante para quem pretende começar a fazer um teste A/B é a quantidade de alterações a serem feitas em uma página. Se limite a fazer apenas uma mudança. O objetivo é analisar qual aspecto pode estar causando problemas e qual modificação poderá solucionar. Existem algumas ferramentas disponíveis na internet (entre pagas e gratuitas) que podem ajudá-lo a colocar em prática esse comparativo, como o Optimizely, Unbounce, Visual Website Optmizer e o Google Experiment (disponível para quem usa o Google Analytics).

Deixe o teste A/B no ar por, ao menos, uma semana. Estabeleça um número mínimo de conversões, acessos, vendas ou qualquer outra ação que justifique esse teste e embase as comparações.

Onde fazer a mudança? As possibilidades de alterações são enormes, mas vamos citar as principais:

Cores Quem já trabalha no comércio sabe que as cores podem fazer toda a diferença para a decisão de compra ou para a experiência de uso de uma pessoa em um estabelecimento comercial. Na internet esse pensamento é o mesmo. Muitas vezes uma combinação errada de cores podem estar atrapalhando as vendas de um e-commerce.

Exemplo: Caso tenha uma loja virtual, teste variações de combinações de cores no botão “adicionar ao carrinho” ou “finalizar compra”. Se possui um Blog e quer apenas aumentar sua base de leads, faça a mesma coisa com seu botão de CTA para baixar um material rico (e-books, whitepapers etc.).

Títulos e formatação/diagramação de textos O que você escreve também é determinante para ajudar a vender ou converter mais. As vezes um título não atrativo ou com uma palavra difícil, bem como textos com parágrafos longos ou que não digam nada para o leitor podem atrapalhar o desempenho do seu site.

Exemplo: Utilize variáveis de títulos em um CTA, teste uma palavra diferente ou corte termos. Faça alterações na parte textual, pode ser na descrição de uma oferta, coloque uma página com menos parágrafos e blocos maiores de palavras e outra com mais parágrafos e blocos menores.

Layout Pode não parecer, mas ocorre que um botão de conversão mal posicionado pode atrapalhar e muito. Tudo dependerá do gosto do usuário, pois você pode até preferir que o botão de “adicionar ao carrinho” fique no centro da tela, mas sua opinião irá água a baixo se o teste mostrar que a taxa de vendas aumenta quando fica posicionado à direita do layout.

Outras variáveis Figuras: adicione elementos como setas, indicadores, emojis ou qualquer outra coisa que possa interferir para melhor no desempenho de uma página;

Imagens e vídeos: faça testes de uma mesma página com imagens e vídeos diferentes. Não só isso, você pode colocar um vídeo numa página com autoplay e outra deixando o usuário livre para iniciar, bem como trabalhar com a mesma imagem, mas sob ângulos diversos;

Formulários: mude o número de campos de preenchimento ou divida essa etapa entre páginas únicas ou com duas ou mais abas.

Por que investir em teste A/B? A grande vantagem de estar sempre aplicando os testes A/B é que ele dá um retorno real sobre as preferências do público que acessa seu site. É uma técnica eficaz para entender o comportamento do consumidor na web, eliminar falhas de uma página e fornecer informações valiosas para aprimorar suas estratégias de marketing digital.

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